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Novos hábitos de consumo e momento do mercado exigem do operador boas escolhas, adaptabilidade e opções de produtos substitutos

Há 20 anos, a Alibra serve com excelência o mercado food service ao fornecer ingredientes lácteos e não lácteos, misturas alimentícias em pó e substitutos de queijos

Novas soluções ajudam a garantir padronização, equilíbrio e proporcionar redução de custo - Foto: Getty Images

 

O mercado food service vem passando, nos últimos meses, por diversos e novos desafios, tanto decorrentes do cenário mercadológico imposto pela atual pandemia de Covid-19, como pelas mudanças de hábitos e características de consumo de seus clientes.

 

Nesse cenário, é cada vez mais importante para o operador ou empresário do ramo de alimentação fora do lar estar atento às novas opções e possibilidades de fornecedores e produtos de maneira a atender as necessidades e oportunidades identificadas ou impostas ao seu negócio.

 

Na Rede Food Service, sempre trazemos matérias e informações sobre empresas que agregam valor e oferecem soluções de qualidade aos negócios food service.

 

Por isso, nesta semana, queremos te apresentar a Alibra, empresa nacional especializada em fornecer ingredientes lácteos e não lácteos, misturas alimentícias em pó e substitutos de queijos para o mercado de alimentos e de bebidas. Confira!

 

Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva para a nossa reportagem, Liliana Bem-Haja, Gerente de Marketing da Alibra, fala sobre os 20 anos da empresa no mercado, atendendo segmentos diversos, como a indústria de alimentos e bebidas, gelados comestíveis e o foood service. “a Alibra foi fundada há 20 anos com o objetivo de fornecer soluções para o mercado de ingredientes, buscando oferecer aos clientes opções para redução de custo e padronização em suas receitas. Além disso, a companhia sempre reconheceu a importância, o compromisso e a responsabilidade de produzir alimentos e desenvolver ingredientes para levar até a mesa de milhões de consumidores brasileiros e estrangeiros: nutrição, os melhores sabores e texturas e, acima de tudo, as melhores experiências. Com as oportunidades que nossa jornada nos trouxe, a Alibra ampliou seu portfólio para outros setores da alimentação e, hoje, conta com um leque extenso de opções que solidificam a reputação da empresa no mercado alimentício, mais especificamente nos segmentos industrial, food service, gelados comestíveis e varejo, tanto no Brasil como no exterior. O sucesso da Alibra é um conjunto de atuações. A busca incessante pela melhoria e, acima de tudo, o respeito e a transparência junto aos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros foram as motivações e a essência que levaram a companhia ao crescimento sustentável e que permanece até hoje com perspectivas ainda mais promissoras para os próximos anos”, contextualiza.

 

Liliana Bem-Haja, Gerente de Marketing da Alibra – Foto: Divulgação

 

Com relação ao foco e objetivos da empresa, Liliana explica, “Nosso objetivo sempre foi desenvolver soluções criativas e eficazes para o mercado de alimentos e de bebidas. Hoje, contamos com uma carteira de clientes bem diversificada em todos os segmentos em que atuamos. Nossa missão é continuar expandindo nacionalmente e para o exterior, desenvolvendo cada vez mais soluções que possibilitem agregar valor ao negócio dos nossos clientes. É isso que nos impulsiona a crescer cada vez mais de forma sustentável”, explica a executiva.

 

Produto destaque no segmento food service

 

No segmento food service, a Alibra tem grande histórico de produtos e soluções de sucesso. No momento atual, o produto de maior destaque da empresa é a Mozzana, um produto ‘substituto’ da mussarela, que possui vários atributos importantes associados a padronização, equilíbrio e  redução de custo nas aplicações.

Paulo Micheleto Junior, Gerente Comercial Food Service da Alibra, explica os motivos de sucesso do produto, “A Mozzana foi desenvolvida para ralar ou filetar e misturar ao queijo mussarela, não tem variação de sal e gordura, não aglomera depois de ralada ou filetada e evita a formação de poças de gordura e estouro da massa em salgados fritos. Tudo isso com fácil aplicação e inúmeras possibilidades, pois a proporção de Mozzana com a mussarela tradicional varia de acordo com os resultados de sabor e textura desejados. Atendemos diversos setores no food service, como pizzarias, padarias, buffets, lanchonetes, redes de fast-food, entre tantos outros. Estamos muito felizes com o sucesso que esse produto tem alcançado junto aos nossos clientes. Atualmente, está disponível nas principais praças do Brasil, levando alternativa de alta qualidade para o mercado”,

 

Paulo Micheleto Junior, Gerente Comercial Food Service da Alibra – Foto: Divulgação

 

Junior acrescenta que “a nossa linha food service é bem ampla, completa para agregar vantagens competitivas e ainda mais qualidade aos negócios de nossos clientes. Na categoria de substitutos de queijos, temos a Mozzana e Mozzalet. No Brasil, esse produto é inovador. Em outros mercados como Europa e EUA, é uma tendência. São produtos perfeitos para o transformador que utiliza mussarela em suas receitas, pois proporciona padronização, equilíbrio e gera uma otimização nos custos. Trabalhamos também com as coberturas cremosas sabor requeijão Pizzalet e Rekmozzana, que possuem características distintas e possibilitam alternativas para os nossos clientes. Além desses, temos o Alicrem, excelente produto que pode substituir ao mesmo tempo a gordura e a proteína, sendo que, em algumas receitas, pode substituir o leite, a gordura e o ovo. Na linha de gorduras, temos diversos tipos em pó, proporcionando um portfólio bastante alternativo, adaptado às necessidades dos clientes. Contamos ainda com a linha Vending, composta por soluções para máquinas automáticas de bebidas quentes e cremes e mousses em pó que se destacam pela alta qualidade e praticidade no preparo”, detalha.

 

Pandemia exige adaptação e novas opções de produtos e ingredientes

 

Assim como os dados sobre os novos hábitos do consumidor brasileiro, Junior acredita que a atual pandemia de Covid-19 também vem exigindo uma maior adaptação das indústrias e empresários do mercado food service. “No cenário atual de pandemia, a população adquiriu o hábito de consumir mais produtos e de realizar refeições em casa. Com isso, o segmento food service da Alibra, a princípio, foi o que sofreu o maior impacto. Em abril, devido aos altos níveis de estoque, os preços da mussarela, em um primeiro momento, despencaram. Por consequência, os produtores de lácteos direcionaram a produção para leite UHT, que estava com alta demanda, reduzindo a produção de queijos. Assim, o mercado lácteo, base para a maioria das indústrias de alimentos, passou a ter uma demanda acima da média e que se agravou ainda mais diante da diminuição das importações devido ao câmbio elevado, resultando no aumento de preço do leite e seus derivados. Na sequência, observamos os preços de mussarela dispararem no mercado. Nessa perspectiva, para a Alibra, por possuirmos no portfólio produtos alternativos, esse cenário foi excelente. A escassez de produtos lácteos, como o leite e mussarela, trouxe muitas oportunidades de ampliar a nossa base de clientes por meio de produtos tais como: compostos lácteos (substitutos de leite), substitutos de queijos, coberturas cremosas sabor requeijão, gorduras em pós, creme de leite em pó, mousses em pó e chantilly em pó, dentre outros. Conseguimos promover ótimas alternativas com as diferentes soluções do nosso portfólio que foram especialmente desenvolvidas para padronizar, reduzir custos e dar sabor às receitas de diversos segmentos da alimentação fora do lar”, comemora.

 

(Foto: Getty Images)

 

Na Rede Food Service é assim. Sempre te apresentamos as tendências do mercado de alimentação fora do lar por meio de experiências e histórias reais como a da Alibra Ingredientes. Afinal, uma eficiente gestão de mercado requer veracidade e o ‘velho’ benchmarking, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando!

Escrito por #molongui-disabled-link

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