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Embalagens biodegradáveis ganham cada vez mais espaço no mercado food service

Conheça a Soubio, empresa brasileira que surgiu do desejo de oferecer embalagens e descartáveis sustentáveis aos atuantes do nicho de alimentação fora do lar

"Soubio", marca brasileira surgiu do desejo de oferecer ao mercado embalagens e descartáveis realmente sustentáveis (Foto: Divulgação)

 

Pesquisa realizada pela Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes e que trabalha com questões relativas ao mercado de produtos impressos em papel, as embalagens influenciam a decisão de compra do brasileiro, inclusive, com maior ou menor frequência em 99% dos casos.

 

Durante a realização do mesmo estudo por meio de consulta de 400 consumidores por integrantes da Two Sides Brasil, foi descoberto que, para 32% dos brasileiros, tal influência é constante, sendo que para 41,75% é frequente. Além disso, foi constatado que as características das embalagens que mais influenciam são sua capacidade de proteger o produto (64%), as informações que elas trazem (52%) e a facilidade de abertura ou fechamento (47%).

 

É válido ressaltar também que, conforme o levantamento global Packaging Matters, comprar o produto pela embalagem está no hábito do consumidor brasileiro, uma vez que 51% adquire um novo produto apenas porque a embalagem chama a atenção. Em contrapartida, segundo pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o atrativo de algumas embalagens é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que impulsiona o consumo desenfreado e, com isso, 20% de todo o lixo produzido no Brasil já é composto por embalagens plásticas que, normalmente, levam mais de 400 anos para se decomporem.

 

Linha biodegradável “Soubio” para delivery – Foto: Divulgação

 

Nesse desafiador cenário, hoje em dia, as chamadas embalagens biodegradáveis, que são aquelas que necessitam só de compostos inofensivos, como água, CO2 e microrganismos naturais, para se decomporem de maneira rápida e segura, vem ganhando espaço no mercado food service. Até porque, cada vez mais, quando descartadas de maneira correta, as embalagens biodegradáveis são uma ótima alternativa para reduzir os impactos no meio ambiente, uma vez que seu material compostado dá origem a um líquido orgânico que serve de adubo para plantas, hortas e jardins, entre outras favoráveis características.

 

Conheça a Soubio

 

Lançada em fevereiro de 2019, a Soubio “é uma marca brasileira que surgiu do desejo de oferecer ao mercado embalagens e descartáveis sustentáveis, sendo uma alternativa às embalagens convencionais de plástico ou isopor. Sempre atuei no setor de food service, operando delivery, e me sentia incomodada pela quantidade de embalagens de plástico usada. Existem poucas opções de embalagens biodegradáveis no Brasil. Por isso, eu quis ser uma das agentes dessa mudança. Ainda estamos no começo, mas, pouco a pouco, o consumidor está se conscientizando e ele será o responsável por fazer a indústria, o comércio e todos mudarem por soluções com menor impacto ao meio ambiente e, no futuro, com custo mais acessível”, diz Fabiana Arruda Gonçalves, empreendedora e Líder da Marca e Operação da Soubio.

 

Fabiana Gonçalves, lider da marca “Soubio” (Foto: Divulgação)

 

Formada em Administração e com mais de 15 anos de experiência no mercado de alimentação fora do lar, Fabiana conta que a missão da Soubio “é oferecer para o consumidor uma variedade de produtos descartáveis biodegradáveis com qualidade, praticidade e bom custo x benefício. Começamos a trabalhar nesse projeto há uns dois anos aproximadamente, mas só vender ao consumidor a partir de fevereiro de 2019. Nossos produtos são importados da Ásia e fomos pessoalmente desenvolver nossa linha com parceiros lá. Cada produto que importamos tem o nosso DNA, sempre focamos na sustentabilidade, mas também na praticidade, utilidade e beleza das embalagens. O consumidor quer receber seu delivery de comida em casa bem apresentado, sem derramar e em embalagens biodegradáveis. Sempre nos preocupamos com este tripé: qualidade, praticidade e sustentabilidade”, detalha.

 

Metodologia de vendas

Atualmente, os produtos da Soubio são comercializados para todo o Brasil. “Atendemos restaurantes, hotéis, bares e também o consumidor final. Nossos canais de venda são acessíveis a todos os públicos, temos o e-commerce http://www.soubiobrasil.com.br , televendas pelo WhatsApp 11 5078.0059 e a loja física localizada em São Paulo, capital,” explica Fabiana.

 

Diferencial

 

Para a empreendedora, o grande diferencial da Soubio “além da qualidade das embalagens, é o atendimento e a velocidade na entrega. Para São Paulo, por exemplo, entregamos em até 48 horas úteis. Como temos equipe de televendas, o atendimento é sempre bastante dinâmico”, garante.

 

Lina da “Soubio” produzida com bagaço de Cana, 100% biodegradável e compostável (Foto: Divulgação)

 

Já em relação ao quesito produto em si, Fabiana destaca a principal linha da marca, que é a de Bagaço de Cana “É uma linha 100% biodegradável e compostável. Isso significa que esse produto é feito da polpa do bagaço de cana na totalidade de sua composição. A própria pressão do equipamento que faz a modelagem faz com que ela ganhe forma e não tenha porosidade na sua parte interna. Esse produto pode ser descartado junto com o lixo orgânico e, inclusive, utilizado para compostagem.  Dependendo da forma do descarte, se decompõe, no máximo, em até três meses na natureza”, explica.

 

 

 

Vantagens

 

Ainda conforme Fabiana, a troca do uso de embalagens de plástico e/ou isopor por biodegradáveis apresenta várias vantagens, incluindo para o empresário e o cliente do ramo food service. “A vantagem para o cliente é saber que está utilizando um produto que pode ser reintegrado à natureza, trazendo um impacto muito menor do que o plástico, por exemplo. Para os empresários, o impacto para o consumidor é extremamente positivo, mesmo que tenha que acrescentar o maior custo da embalagem biodegradável ao seu preço de venda. O consumidor está, cada vez mais, consciente e exigindo essa mudança das indústrias e restaurantes. Não existe um planeta B! Tudo que descartamos, continua aqui. Precisamos de uma economia muito mais sustentável, caso contrário, nosso futuro estará cada vez mais comprometido”, salienta.

 

Efeitos da pandemia

 

Assim como a maioria dos negócios, a Soubio também foi impactada pelos efeitos sociais e econômicos da atual pandemia de Covid-19. “A pandemia mudou bastante o panorama para todos os negócios. No nosso caso, o momento de uso mudou, o mix de produtos que, a princípio, estava voltado para o consumo em eventos, migrou para embalagens fechadas para transporte de alimentos. Tivemos que nos adaptar a essa mudança rapidamente. Por outro lado, conseguimos conquistar novos clientes que não tinham, por exemplo, a operação de delivery e que passaram a ter com a opção de embalagens biodegradáveis”, comemora Fabiana.

 

Com a Pandemia, embalagens passaram a ser excelente alternativa para o serviço Delivery – Foto: Divulgação

Lançamentos para 2021

 

Por fim, a empreendedora partilha que, no começo de 2021, “lançaremos tamanhos menores para nossas embalagens de bagaço de cana com tampa: pote de 120 ml e bandeja retangular 500 ml. Além disso, até a metade do próximo ano, nossa meta é ter todas as tampas que usam PET serem biodegradáveis. Essa solução já existe e nosso compromisso com a sustentabilidade é reduzir ao mínimo o impacto ao meio ambiente”, reforça.

 

Gostou de conhecer a Soubio e suas soluções sustentáveis de embalagens e descartáveis? Então, continue acompanhando a Rede Food Service para saber mais sobre como sustentabilidade e food service podem sim caminhar juntos e de forma bem produtiva.

 

Escrito por https://redefoodservice.com.br/author/tabata/

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