Venda de panetones deve movimentar R$848 milhões em 2020

Expectativa da ABIMAPI é que a categoria cresça 10% em faturamento em comparação a 2019

A hora de ter opções com panetone no cardápio do seu negócio é agora! Foto: Getty Images

 

Apesar da atual crise social e econômica decorrente da pandemia de Covid-19, tudo indica que a venda de panetones não será afetada este ano. Prova disso é o resultado de um levantamento feito pela consultoria Kantar | Worldpanel Division, Usage Foods Grande SP.

 

Conforme a pesquisa, quando comparado o 2º quadrimestre de 2019 versus o 2º quadrimestre de 2020, o mercado de panetones cresceu 31% em ocasiões de consumo. Ou seja, acima da cesta de alimentos e bebidas, que cresceu 10%.

 

Frente a esse cenário de expansão, a expectativa da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) é que o mercado de panetones cresça 10% em faturamento em comparação a 2019, chegando a movimentar R$ 848 milhões neste período sazonal (novembro a janeiro) e 5% em volume. Em 2019, o setor faturou cerca de R$ 735 milhões e foram vendidas 40 mil toneladas do alimento.

 

Em entrevista à Rede Food Service, Cláudio Zanão, Presidente-Executivo da ABIMAPI, explicou que o panetone, hoje em dia, “está presente em 53,6% dos lares brasileiros. O consumo per capita do país é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, o país de origem da receita. Mas, considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário”, ressalta.

 

Hábitos de consumo

 

Também de acordo com o estudo da consultoria Kantar, o consumo de panetone é mais frequente durante o lanche da tarde, que representa 29,7% de todas as ocasiões de consumo do alimento, enquanto para a categoria Total Alimentos e Bebidas esse momento do consumo é de apenas 8,9% das ocasiões. Na sequência, vem o lanche da manhã (10,8% panetone vs. 4,8% Total Alimentos e Bebidas) e o café da manhã (49,4% para panetone vs. 29,2% Total alimentos e bebidas).

 

Já em relação ao gênero, classe social e idade dos consumidores do panetone, a predominância é do público feminino, de classes mais altas (A/B) e, principalmente, usuários mais maduros, com idade acima dos 55 anos.

 

E você? Já incorporou o panetone no cardápio do seu negócio food service? Se não, a hora é agora!

 

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.