Pesquisar
Close this search box.

Venda de panetones deve movimentar R$848 milhões em 2020

Expectativa da ABIMAPI é que a categoria cresça 10% em faturamento em comparação a 2019

A hora de ter opções com panetone no cardápio do seu negócio é agora! Foto: Getty Images

 

Apesar da atual crise social e econômica decorrente da pandemia de Covid-19, tudo indica que a venda de panetones não será afetada este ano. Prova disso é o resultado de um levantamento feito pela consultoria Kantar | Worldpanel Division, Usage Foods Grande SP.

 

Conforme a pesquisa, quando comparado o 2º quadrimestre de 2019 versus o 2º quadrimestre de 2020, o mercado de panetones cresceu 31% em ocasiões de consumo. Ou seja, acima da cesta de alimentos e bebidas, que cresceu 10%.

 

Frente a esse cenário de expansão, a expectativa da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) é que o mercado de panetones cresça 10% em faturamento em comparação a 2019, chegando a movimentar R$ 848 milhões neste período sazonal (novembro a janeiro) e 5% em volume. Em 2019, o setor faturou cerca de R$ 735 milhões e foram vendidas 40 mil toneladas do alimento.

 

Em entrevista à Rede Food Service, Cláudio Zanão, Presidente-Executivo da ABIMAPI, explicou que o panetone, hoje em dia, “está presente em 53,6% dos lares brasileiros. O consumo per capita do país é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, o país de origem da receita. Mas, considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário”, ressalta.

 

Hábitos de consumo

 

Também de acordo com o estudo da consultoria Kantar, o consumo de panetone é mais frequente durante o lanche da tarde, que representa 29,7% de todas as ocasiões de consumo do alimento, enquanto para a categoria Total Alimentos e Bebidas esse momento do consumo é de apenas 8,9% das ocasiões. Na sequência, vem o lanche da manhã (10,8% panetone vs. 4,8% Total Alimentos e Bebidas) e o café da manhã (49,4% para panetone vs. 29,2% Total alimentos e bebidas).

 

Já em relação ao gênero, classe social e idade dos consumidores do panetone, a predominância é do público feminino, de classes mais altas (A/B) e, principalmente, usuários mais maduros, com idade acima dos 55 anos.

 

E você? Já incorporou o panetone no cardápio do seu negócio food service? Se não, a hora é agora!

 

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

Mane4

Mané: a rede de franquias de botecos que faturou R$ 67 milhões ano passado e deve abrir mais 15 unidades agora em 2024

Com atuais mais de 20 unidades em funcionamento, a marca foi criada em 2019 a partir do desejo de três amigos botequeiros que sentiam a necessidade de uma opção de boteco diferenciado no Rio de Janeiro, capital

  Proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de um bom boteco. Esse é o propósito da Mané, uma rede de

Leia mais »