A Unilever, uma das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, acaba de anunciar o lançamento de uma nova edição de um programa de inovação aberta com foco no futuro e nas grandes soluções para o mercado food service.
Chamada de Lever UP 2.0, a iniciativa reforça a cultura de inovação aberta na companhia. “A Unilever pretende formar parcerias sólidas e perenes com profissionais criativos e antenados de startups para continuar à frente do seu tempo. A grande novidade deste ano serão as relações fortalecidas, que garantem a co-criação a qualquer momento, sem limite de tempo para colocar em práticas as ideias que surgirem. Há três anos, o Lever UP nasceu como um programa de aceleração de startups, que promovia o intercâmbio entre empresas. A proposta já movimentou transformações dentro e fora da companhia por meio de trocas significativas de conhecimento. A multinacional já recebeu cerca de 1000 inscrições nas duas rodadas realizadas e selecionou 11 soluções para serem desenvolvidas. As iniciativas da última rodada, realizada em 2019, foram desde uma solução sustentável para logística urbana até uso de cashback no varejo e escoamento da produção excedente. Em 2020, o programa pretende crescer e estreitar ainda mais os laços criados, fomentando as ideias de inovação aberta, co-criação, e processos colaborativos entre os participantes agora junto à ACE, uma consultoria especializada em inovação e novos negócios responsável por, junto com o nosso time, acompanhar e desenvolver a jornada dos empreendedores e startups no programa”, detalha a assessoria de imprensa da marca.
Em entrevista à Rede Food Service, Alexandra Gomes, Gerente de Transformação e Colíder da Garagem de Inovação Unilever, ressaltou que “já não bastava falar em aceleração, mas em inovação aberta e em parcerias fortes e de longo prazo. O programa conseguiu, então, crescer e se atualizar, conquistando cada vez mais colaboradores e parceiros externos para se inscreverem em projetos. Agora, temos um programa ainda mais robusto e estruturado para nos conectarmos e firmarmos cada vez mais essas relações. Não é algo passageiro ou momentâneo, faz parte da nossa empresa e o Lever Up 2.0 é fundamental para a mentalidade da Unilever hoje em dia”.
O programa
No Lever Up 2.0, a janela de conexão com startups fica aberta o ano inteiro. Antes, esse contato acontecia uma vez ao ano e, agora, os projetos apresentados vão estar em constante revisão, conforme estratégias estabelecidas, mudanças do negócio ou descobertas de tecnologia e soluções. “A inovação está presente em todas as nossas áreas de atuação. Para alavancar ainda mais as transformações que vêm ocorrendo na empresa e no mundo, o Lever Up 2.0 tem o objetivo de tornar o contato com as startups mais perene e a parceria com a ACE torna-se fundamental para isso. A ideia é que, agora, os projetos não tenham o formato de início, meio e fim, mas que a relação com as startups seja constante e aconteça em qualquer momento. Serão várias as oportunidades, porque não existe mais um limite de tempo para a parceria com o canal aberto o ano inteiro. Dessa forma, firmamos ainda mais essa conexão que é tão importante para grandes corporações como a nossa. Assim, podemos também aumentar o impacto e visibilidade desses projetos aqui dentro”, explica Cecília Varanda, Gerente de Transformação e Colíder da Garagem de Inovação
Como fazer a inscrição?
Para se inscrever no Lever Up 2.0 e saber mais sobre o programa, clique aqui.