Uma má notícia para os comerciantes que compram suas cervejas em um dos canais tradicionais de varejo e para os amantes desta bebida que, atualmente, é a mais consumida pelos brasileiros.
Uma pesquisa recentemente divulgada pela Neogrid, empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimento, apontou que a falta de cerveja nos supermercados brasileiros bateu recorde.
Segundo o levantamento, o índice de ruptura da cerveja que, em 2019, girava na casa dos 10%, em média, chegou a 18,92% em outubro deste ano. Sendo válido ressaltar que a Neogrid também constatou que tal número só subiu desde o início da quarentena, em março, última vez em que a marca esteve na casa dos 10%. Assim como, foi monitorado que, em setembro, o índice estava a 17,64%.
Em entrevista à Rede Food Service, Robson Munhoz, CCO da Neogrid, comentou que “todas as cervejarias apresentam falta de produtos no varejo e o nível de ruptura da cerveja nunca foi tão alto como hoje”, ressalta. No entanto, garantiu que “não estamos falando em desabastecimento. Há falta de algumas marcas. Se falta embalagem, não tem como produzir e vender cerveja no mercado. É importante que a indústria e o varejo estejam compartilhando informações para que os desafios não sejam ainda maiores na cadeia de abastecimento. Senão, ninguém ganha o jogo”, alerta.
Atualmente, a Neogrid acompanha dados de 40 mil varejistas no país, além de desenvolver soluções com inteligência artificial para aumentar as vendas e a rentabilidade das indústrias, varejos e distribuidores.