Tirar o animal da equação na produção de carne e mudar o comportamento e a cultura alimentar são as propostas da The Vegetarian Butcher, marca holandesa de produtos plant-based criada pelo açougueiro Jaap Korteweg, que vem revolucionando o cenário de consumo de proteínas na Europa e já está presente em mais de 30 países.
Em dezembro de 2018, a Unilever, companhia global que acaba de ganhar o posto de empresa mais sustentável do mundo pela GlobeScan Sustain Ability, uniu propósitos com a The Vegetarian Butcher e começou um projeto para realizar o sonho de Jaap: tornar-se o maior açougue do mundo, transformando a carne à base de plantas na carne padrão.
Este mês, no ano em que completa 10 anos de história, a The Vegetarian Butcher chega ao mercado Brasileiro como o primeiro país da América Latina a ter os seus produtos. “As pesquisas mostram que em seis anos, o número de pessoas que procuram uma alternativa à carne animal quase dobrou no Brasil, trouxemos a The Vegetarian Butcher para atender a essa demanda cada vez mais crescente no país com história, performance e sabor”, diz Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions.
A Unilever Food Solutions (unidade de negócios da Unilever que desenvolve soluções em produtos e serviços para o setor de alimentação fora do lar) é a responsável pelo lançamento, que será feito com exclusividade através do mercado de Food Service neste primeiro momento. “Acreditamos que esse é o canal responsável por criar as principais tendências e as experiências memoráveis que posteriormente os consumidores vão querer replicar em suas casas”, explica Camille Lau, Gerente de Marketing da Unilever Food Solutions.
Os brasileiros curiosos para experimentar a carne pela primeira vez, terão a oportunidade em um Hack promovido pela companhia entre 17 e 31 de outubro em mais de 180 endereços das capitais gastronômicas São Paulo e Rio de Janeiro. Os restaurantes participantes oferecerão The Vegetarian Bucther através de receitas inéditas e exclusivas que poderão ser saboreadas no local ou pedidas pelo serviço de delivery.
A ideia de “hackear” o sistema reflete um dos pilares que impulsionam o crescimento acelerado de The Vegetarian Butcher: a experimentação. Sugerir ao público uma alternativa para proteína animal que pode estar inserida em passagens do dia-a-dia como o hambúrguer do final de semana ou mesmo a carne moída no prato-feito. “A nossa proposta é muito simples: oferecer todos os benefícios da carne, sem os malefícios da cadeia de produção de proteína animal”, completa Camille.
Cardápio variado e adequado aos novos hábitos de consumo
Com a The Vegetarian Butcher, a Unilever Food Solutions oferece aos negócios em alimentação, a possibilidade de terem em seu cardápio produtos condizentes com as mudanças mais recentes dos hábitos alimentares e com a demanda crescente por produtos alternativos á proteína animal.
O portfólio inicial da marca no Brasil é composto por quatro produtos: nuggets, hambúrguer, carne moída e almôndegas, todos totalmente livres de ingredientes de origem animal.
A escolha dos produtos foi feita de forma que o operador possa ter variedade no cardápio e possibilidades de receitas que atendam a diferentes perfis de clientes, ocasiões de consumo e canais de venda.
As porções e embalagens também foram desenvolvidas pensando na rotina das cozinhas e na realidade do negócio, de forma a facilitar o processo de compra, o recebimento, a armazenagem, o manuseio, o preparo e evitar desperdícios.
Todo portfólio já está disponível para compra através do portal www.unileverfoodsolutions.com.br, onde também estão disponíveis algumas receitas desenvolvidas pelo time de chefs da Unilever Food Solutions para que cozinheiros e operadores interessados possam se inspirar ou ter como referência para aplicação em seus estabelecimentos.
Valor agregado ao negócio
Além dos produtos de qualidade diferenciada e portfólio variado, a Unilever Food Solutions trabalhará a marca junto ao mercado de forma a contribuir com o operador na diferenciação da experiência de seus clientes e agregando valor ao seu negócio.
Os estabelecimentos que trabalharem com os novos produtos terão a oportunidade de utilizar a marca The Vegetarian Butcher em seus materiais de comunicação, como forma de agregar valor ao cardápio e diferenciar o restaurante de seus concorrentes.
A empresa também desenvolveu um enxoval de comunicação específico para o Food Service, como parte da experiência que poderá ser oferecida com The Vegetarian Butcher.
História
A The Vegetarian Butcher foi criada na província de West-Brabant na Holanda. Jaap Korteweg nasceu em uma família que lidava com agropecuária há oito gerações e era apaixonado pelo sabor e textura da carne. Em 1977, quando a gripe suína devastou a suinocultura do país e porcos saudáveis foram sacrificados, a organização de saúde foi até Jaap e pediu para que sua fazenda se tornasse local de armazenamento de dezenas de milhares de cadáveres. Profundamente tocado com a tragédia, Jaap decidiu que ia mudar a sua relação com os animais e com a forma como a carne era produzida/consumida.
Korteweg se tornou vegetariano e começou uma pesquisa que mudou os rumos da alimentação em seu país e na Europa. Durante três anos, com ajuda de cientistas e chefs de cozinha ele desenvolveu receitas de carnes à base de plantas que oferecem as mesmas características, em sabor, textura e aparência, da carne animal. A descoberta revolucionária teve a sua primeira aparição ao público em 2010 com o açougue The Vegetarian Butcher em Haia, localizada no Oeste da Holanda.
A história da The Vegetarian Bucther ganhou um novo capítulo em 2019, quando a Unilever, companhia global de nutrição, higiene e cuidados pessoais, somou a marca ao seu portfólio, para levar a descoberta para o mundo.