Pesquisar
Close this search box.

Startup SO+MA, em parceria com o Grupo HEINEKEN, inaugura novos espaços de incentivo à reciclagem em Salvador

O programa so+ma vantagens de incentivo à economia circular, que está em Salvador desde 2019, ganhará 10 novas unidades em parceria com a prefeitura na capital baiana

SOMA site scaled 1
SOMA site scaled 1

 

A SO+MA Vantagens funciona como um programa de incentivo totalmente gratuito, em que as pessoas cadastradas acumulam pontos cada vez que fazem entrega de materiais recicláveis em uma das unidades de coleta da iniciativa.

 

Os pontos podem ser trocados por diversos serviços como cursos profissionalizantes, exames médicos, alimentação básica e produtos de higiene, oferecidos por mais de 18 parceiros. “Queremos estimular novos comportamentos e mostrar que as boas atitudes geram impacto positivo e oportunidades, como se capacitar, por exemplo. E um hábito fundamental que necessitamos criar é o da reciclagem”, conta Claudia Pires, fundadora da SO+MA, para a Rede Food Service.

 

Claudia Pires, Fundadora do SO+MA (Foto: Divulgação)

 

O Programa SO+MA Vantagens que é patrocinado pelo Grupo HEINEKEN no Brasil, e atua em parceria com a prefeitura de Salvador, conta atualmente com duas unidades de coleta e mais de 2.000 famílias participantes.

 

A parceria público-privada é inédita e a SO+MA, a primeira fintech do país a unir benefícios reais a atitudes socioambientais, tem como base de seu projeto a ciência comportamental para promover a Economia Circular na prática.

 

Esta semana, com base nos resultados obtidos até o momento, o SO+MA anunciou que terá sua presença ampliada na capital baiana com a instalação de mais 10 unidades em diversos bairros até fevereiro de 2021.

 

Unidade de coleta do SO+MA em Salvador – BA (Foto: Divulgação)

 

A expansão do projeto chega em um momento em que questões de grande importância como, saúde pública, desigualdade social, educação, sustentabilidade e meio ambiente, ganham relevância em decorrência da Pandemia.

 

De acordo com Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil, a iniciativa é inovadora e de grande importância social, “O Grupo HEINEKEN está inovando no investimento em uma iniciativa com cunho social porque entende e acredita na importância deste programa como uma solução não só para os resíduos sólidos da cidade, como também uma contribuição para diminuir a desigualdade social. É gerando oportunidades e capacitando a população das comunidades que vamos alcançar a transformação social e contribuir para mudar a realidade de Salvador, quarta maior cidade do Brasil e umas das 40 do mundo que fazem parte do Grupo C40, e que estão adotando ações climáticas relevantes para um futuro mais sustentável”, afirma.

 

Expansão do programa

 

Iniciado em 2019 com apenas duas unidades de coleta, o SO+MA já estimulou a entrega de mais de 150 mil quilos de resíduos que iriam para o aterro e foram encaminhados corretamente para reciclagem graças aos participantes do programa.

 

A expansão do Programa SO+MA Vantagens resulta também no desenvolvimento social das comunidades e da região, uma vez que os esforços feitos pela população na reciclagem de lixo se transformam em benefícios que favorecem os moradores e os parceiros locais. Atualmente, já são 2.000 famílias cadastradas no sistema e, com a expansão, o número deve subir para 15.000 e até o final de 2021 com mais de 1.330.000 mil quilos (1.330 tons) de resíduos recebidos.

 

O programa SO+MA Vantagens é o único da cidade de Salvador habilitado para receber material em vidro. Este é, inclusive, um dos resíduos mais recebidos e direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância, no Estado de Sergipe, outra inovação implantada na cidade, que somando diferentes atores e fechou todo o ciclo desta cadeia. A iniciativa recolhe ainda papel e papelão, embalagem cartonada, garrafa pet, plástico, sucata, óleo de cozinha, alumínio, eletrodomésticos e computadores.

 

João Resch, Subsecretário – Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS

“Enxergamos no programa, desde o seu início, o potencial de endereçar diversas necessidades do município, combinando questões ambientais e sociais numa única proposta. Os resíduos têm relação direta com a saúde ambiental e da sociedade, isto ficou ainda mais evidente durante o período de pandemia que vivemos. Queremos ser um exemplo pioneiro de parceria público-privada aos demais municípios, trabalhando com impacto social, inovação e dados rastreáveis, para medirmos os nossos avanços”, comenta João Resch, titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador – SECIS.

 

 

Participe

 

Para se cadastrar no Programa SO+MA Vantagens em Salvador, os interessados podem acessar o site www.somavantagens.com.br ou irem a um dos seguintes pontos de recebimento quando estes  retornarem a operação (fechadas em função da pandemia):

 

  • Praça da Revolução, Periperi,
  • Praça João Martins e Paripe (data de reabertura e horários de funcionamento serão publicados no site).

 

Para saber sobre o SO+MA, acesse www.somosasoma.com.br

 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e KirinIchiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...