Pesquisar
Close this search box.

Maiores vendas tendo como diferencial as pessoas mais preparadas

Vender é servir e quem atende melhor vende mais

(Foto: Getty Images)

 

Todas as empresas precisam vender para sobreviverem. Essa é, na verdade, a realização essencial de todo negócio que se dá através da escolha do cliente pelos produtos e serviços de um empreendimento. De forma fácil, as vendas se constituem em processos de trocas de uma organização com o mercado. Além de fundamentais, elas podem ser desenvolvidas como um importante elemento de diferenciação estratégica para as empresas atualmente.

 

A crescente competitividade e o surgimento constante de novas tecnologias exigem um processo de melhoria contínua das empresas, inclusive de suas vendas. Desta forma, as vendas devem cada vez mais terem tecnologia para que elas ocorram gerando benefícios para todas as partes envolvidas. Entretanto, os melhores programas de vendas, são constituídos de processos e profissionais que possuem em sua base a real consideração do ser humano.

 

A partir da consideração que todos nós precisamos nos alimentar para sobreviver, a comercialização dos alimentos nas diferentes posições das cadeias de abastecimento e distribuição sempre ocorrerão. A grande questão, porém, será quem venderá, o que, quando e a que preço; e isso se consegue melhor com a diferenciação da oferta dos alimentos que as vendas podem fazer.

 

Gosto do princípio de que as boas vendas ocorrem a partir da definição das necessidades dos clientes. Sendo assim, a função vendas se torna primordial para os empreendimentos de todos os setores. E elas podem se tornarem um meio para o diferencial competitivo quando são continuamente melhoradas, ampliadas e ajustadas ao mercado tendo em sintonia o cliente.

 

Para isso colocamos os processos de atendimento ao cliente nas empresas do Food Service é cada vez mais importante, pois no mundo cada vez mais competitivo e complexo, a interação humana nas organizações baseada em processos e técnicas, pode ajudar muitas empresas a se desenvolverem melhor. E ainda vender na forma certa e fidelizando o cliente.

 

O atendimento ao cliente personaliza a relação da empresa com os seus clientes, comunica sobre seus produtos e serviços, faz as ofertas mais adequadas a cada público, harmoniza interesses. Em todos os Negócios esse processo de serviço é necessário e fundamental, mas é no mercado de alimentos que o atendimento vem se tornando o grande diferencial de algumas lojas, restaurantes e redes.

 

O processo de atendimento ao cliente deve vir de cima para baixo e é uma filosofia que deve estar presente em todas as áreas da empresa, tanto naquelas que atendem diretamente aos clientes como também naquelas áreas que auxiliam estas em servir e vender.

 

Venho trabalhando com o desenvolvimento de vendas e atendimento em diferentes tipos de lojas e varejos, e é na área de alimentação, incluindo desde os fast-foods até os restaurantes tradicionais, onde vejo as maiores possibilidades de negócios e de ampliação quando se implantam esses tipos de projetos. Pois, neles se geram ideias e sugestões sobre novos produtos e serviços, ocorre o compartilhamento de experiências entre os profissionais da própria empresa, se realiza treinamentos sobre técnicas e procedimentos; acontecem melhorias da qualidade, etc. Nessas empresas gera-se acima de tudo um maior Valor percebido pelo Cliente.

 

O Setor de Food Service precisa se profissionalizar cada vez mais, e o último elo dessa cadeia de empresas e operações; representado pelos restaurantes, bares, padarias; têm muito a ganhar ao desenvolverem o processo completo de serviço e atendimento ao cliente.

 

Assim, as Maiores vendas tendo como diferencial as pessoas, promove os processos comerciais das empresas para uma condição de identificar e planejar melhorias nas atividades, estruturas e profissionais; e assim consequentemente implantá-las nas empresas de diferentes portes e formatos, se constituindo uma fonte de vantagem competitiva fácil, rápida e barata para as empresas que entenderem e atenderem esse princípio dos negócios.

 

Vender é servir…e quem atende melhor vende mais, mesmo no atual mercado cada vez mais difícil e competitivo.

 

Desenvolva e pratique essa orientação estratégica, tornando as pessoas que atendem(colaboradores) e entendem pessoas (os clientes) um grande diferencial competitivo de sua empresa. Pense e desenvolva isso na sua gestão!!!

 

 

Prof. Dr. Rogério Stival Morgado

Graduado, mestre e doutor pela USP; Professor universitário de extensão, graduação e pós-graduação.Desenvolve assessoria de gestão e treinamentos em diversas empresas.

E-mail para contato: [email protected]

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...