Pesquisar
Close this search box.

Aumento dos preços de laticínios e embutidos já traz impactos negativos para o segmento de pizzarias

Presidente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil - APUBRA, chama atenção para a situação e suas consequências

Pizza de Calabresa, a mais pedida no país -Foto: Rede Food Service- Getty Images

 

Durante o inicio da pandemia, segundo pesquisa realizada pela Associação Pizzaria Unidas do Brasil – APUBRA, as pizzarias com operação estruturada para delivery, apresentaram crescimento de até 30% em seu número médio de pedidos.

 

Com a retomada dos bares e restaurantes, no entanto, as vendas do delivery passaram a apresentar queda e o faturamento dos salões reabertos não está sendo suficiente para recompor a diferença.

 

Os desafios e dificuldades que já não eram poucos nos últimos meses, passaram a ter em sua lista o aumento exponencial de insumos básicos para o negócio, que vão desde os derivados de leite e soja até os embutidos como a calabresa.

 

Vários fatores tem sido atribuídos aos aumentos recentes nos preços dos insumos e matérias primas. Entre eles, os principais seriam, a elevação do dólar e sua consequente propensão á exportação e os períodos de entressafra. Independente dos motivos, o fato é que a elevação do custo dos insumos passou a ser um problema grave para os proprietários de pizzarias, em um momento em que o repasse por meio de aumento dos preços no cardápio não é a possibilidade mais adequada e não existem mais margens que possam ser absorvidas.

 

Gustavo Cardamoni, empresário e presidente da APUBRA, chama a atenção para o cenário, “Hoje o preço da mussarela, por exemplo, um dos principais insumos para pizzarias está com aumento de preço entre 90% e 100%.  Embutidos como a calabresa está com aumento de 50% no preço”. Gustavo ainda destaca que o mais preocupante é a ausência de perspectiva com relação a possibilidade de normalização, “Infelizmente, apesar de toda a situação de pandemia, onde sabemos que o aumento não é bem visto, não existe alternativa e muito provavelmente outros aumentos virão, pois sem a perspectiva de normalização de insumos, já prevemos que além dos reajustes feitos nos últimos dias e com constante oscilação de preços, pode chegar ao ponto de reajustes acontecerem com frequência”. 

 

Crise em embalagens

 

Além dos insumos alimentícios, o aumento do dólar impactou também a indústria de embalagens, que possui sua matéria prima indexada à moeda.  “Atuando no cenário e em constante contato, já há indícios de possibilidade esgotamento de embalagens para último trimestre de 2020 e começo do próximo ano. Por isso, estamos aconselhando empresários a criar um estoque deste produto, pensando principalmente em suas vendas destes períodos.” finaliza Cardamoni para a Rede Food Service.  

 

 

Sobre a Associação Pizzarias Unidas do Brasil  

 

A  Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu em 2003, com o objetivo de fomentar o setor de pizzarias. Hoje,  a APUBRA é reconhecida por ser a única associação especializada no setor e que tem como diferencial, acompanhar o dia a dia das pizzarias.  Além de oferecer cursos em diversos segmentos para o setor, a Pizzarias Unidas possui parceria com diversos fornecedores, que permite melhores negociações em compra de insumos  para os associados. Seguindo com o objetivo de fomentar o setor, a APUBRA mantém um grupo com empresários associados de todo o país, que permite a troca de experiência.  

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...