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Fazer o que gosta ou gostar do que faz?

Quando algo tem valor, você faz por que acredita.

(Foto: Getty Images)

 

Em meu primeiro artigo no LinkedIn escrevi as competências que acredito serem as mais importantes para quem trabalha com alimentos e bebidas, bares e restaurantes ou qualquer outro tipo de serviço de alimentação.

 

Falei sobre o DNA de HOSPITALIDADE, ATITUDE e COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA, que talvez sejam mais do que comportamentos, habilidades ou competências. Talvez isso sejam valores!

 

Quando algo tem valor, você faz por que acredita. Não precisa que lhe peçam ou te instruam sobre isso. Você leva e traz de casa! Vejam o que o @paulocamargodoméqui tem feito com suas equipes ensinando milhares de jovens a CUIDAR DE SEUS CLIENTES e não apenas a oferecer promoções pelos números 1, 2 ou 3. Atender (ou entender???) o cliente passou a ser um VALOR para sua equipe.

 

Muitos anos atrás, o @antoninhomarmotrevisan me chamou para falar sobre empreendedorismo numa palestra no CIEE. Um risco grande, pois, era muito jovem, 2º ano da faculdade e “empreendia” com meu recém criado serviço de eventos chamado Chef em Casa. E foi lá que ele disse algo que me marcou: “A gente não tem que fazer o que gosta! A gente tem que aprender a gostar do que faz”. Obrigado pela lição Antoninho!

 

Levei pra vida e procurei seguir assim em todos os meus desafios. Pois quando a gente aprender a gostar do que faz, o faz melhor. Com mais carinho, com mais vontade, com mais empenho e compromisso. Fazer apenas o que gosta nem sempre dá dinheiro…

 

Vejo muita gente em busca de “novos desafios”. Será que querem MESMO um novo desafio? Ou estão apenas procurando mais um emprego? As oportunidades boas só aparecem para quem realmente procura desafios. E entende que, nos desafios há um monte de coisas ruins, fases difíceis, problemas e barreiras. Não há empresas perfeitas. Todas têm seus problemas e cultura própria. Toda e qualquer empresa, é um organismo vivo, cheio de qualidades e defeitos, a semelhança do homem.

 

Cabe a cada um de nós aprender a gostar do que faz. Mudar paradigmas, quebrar barreiras, superar obstáculos e, muitas vezes, ficar longe da família. Mudar dá trabalho! Sempre falei para minhas equipes: promoção não está ligada à aumento de salário. Promoção está ligada à aumento de responsabilidades!

 

Você está disposto a fazer coisas que não gosta por um objetivo maior? Você está disposto a melhorar sua empresa ou está esperando uma empresa “pronta”, para te contratar para fazer apenas o que gosta? Se quer ser promovido, então se prepare para fazer coisas que não gosta ou não conhece. Pois no alto da montanha, o ar é rarefeito, há menos espaço para você montar sua barraca, venta muito e faz frio. Mas a vista é linda e faz valer a pena todo o esforço para se chegar lá!

 

malfitani
Rodrigo Malfitani
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Formado em Hotelaria pelo SENAC-SP, Pós Graduado em Marketing de Serviços e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. É especialista em Gestão de A&B e Pessoas, com mais de 20 anos de experiência no mercado e passagem por grandes grupos como CiaTC, Ritz, Leopolldo, GJP Hotels & Resorts, Quitanda e Grupo Frutaria. Foi professor da EGG (Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) e hoje atua como Consultor e Diretor de Hospitalidade da marca Tania Bulhões.

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