Pesquisar
Close this search box.

Uso de tecnologias enzimáticas na panificação. Já ouviu falar sobre isso?

Royal DSM desenvolve soluções para melhorar a qualidade e reduzir o desperdício de produtos panificados

 

As enzimas têm um papel muito importante na indústria de alimentos e bebidas e diversas  possibilidades de aplicação.

 

Industrias como as de panificação, cervejarias, sucos, vinhos, laticínios e produção de carnes são os principais setores no uso do que são chamadas tecnologias enzimáticas.

 

A Royal DSM, companhia global que desenvolve soluções para diversas áreas, entre elas, nutrição e saúde, publicou em janeiro deste ano o estudo “Future of Food survey”, mostrando que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a formulação dos produtos industrializados, bem como mais atentos com relação a redução de desperdício por meio de escolhas mais sustentáveis.

 

A Rede Food Service falou com exclusividade com a DSM sobre o estudo “Future of Food survey”, e sobre o trabalho da companhia no desenvolvimento de soluções em tecnologias enzimáticas para o mercado de panificação, visando melhorias na qualidade de produtos e contribuindo com aspectos de sustentabilidade, como a redução de desperdício.

 

Com relação a redução de desperdício, a DSM desenvolveu a enzima premium BakeZyme® Master, uma amilase maltogênica de nova geração que desempenha o papel de estender a vida útil dos produtos, contribuindo com este quesito de forma significativa.

 

“A DSM oferece tecnologias enzimáticas com atividades únicas e específicas, garantindo resultados confiáveis e consistentes, graças à sua capacidade de catalisar processos com precisão, sob condições específicas de temperatura e pH. Uma vez concluído o processo, elas se tornam inativas, simplificando o processo de panificação de pães, bolos, panetones, tortilhas e biscoitos, com ou sem glúten, atendendo assim uma variedade de requisitos como pães com boa estrutura de miolo, fresquinho e saboroso por mais tempo“, explica Priscila Porto, Engenheira de Alimentos e Gerente de Vendas Regionais de Baking Enzymes para América Latina explica

 

Outra vantagem dessa enzima é aumentar a elasticidade de produtos que necessitem desta característica, como as tortilhas.

 

Em um momento onde os fatores ambientais e sociais ganham cada vez mais relevância, o tema redução de desperdício torna-se fundamental e o uso de tecnologias como as enzimáticas permite que as empresas melhorem este índice e ainda tenham produtos de melhor qualidade.

 

Pesquisa do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV), sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, realizada em 2018, indicou que cada família brasileira joga no lixo anualmente cerca de 128,8 quilos de alimentos.

 

“Acreditamos que frescor, conveniência e desperdício andam de mãos dadas e, pensando no futuro, a DSM quer ajudar toda a cadeia produtiva fornecendo soluções tecnológicas de alta qualidade e segurança com menor impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade e de todo o planeta”, ressalta Priscila Porto.

 

Sobre a Royal DSM

A Royal DSM é uma uma empresa global que atua cientificamente nas áreas da saúde, nutrição e materiais. Nascida na Holanda em 1902 como uma mineradora de carvão, transformou-se ao longo do tempo em uma multinacional que tem como valor central a sustentabilidade e a missão de criar vidas mais brilhantes para as pessoas de hoje e as futuras gerações.

 

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...