Pesquisar
Close this search box.

Tirolez: O quarentão dos laticínios

A marca completa 40 anos de história marcada pelo sucesso, solidez e posição de destaque no mercado nacional de laticínios

8b81eef79ce07df93bf003df092d341ba955a7f9 scaled e1593686852927
8b81eef79ce07df93bf003df092d341ba955a7f9 scaled e1593686852927

 

Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país. Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

 

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Cícero Hegg, um dos fundadores da companhia, inicia dizendo à Rede Food Service, que tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção.

 

O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil. “O diferencial da Tirolez está no cuidado com os produtos, desde a escolha da matéria-prima, até o produto final, partindo da máxima de que os queijos comercializados têm a missão de levar nutrição e amor às mesas”, conta Cícero.

 

30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, entre eles a linha Zero Lactose Tirolez

 

Outro ponto é a inovação, que faz parte do DNA da Tirolez. “Buscamos inovar em todo o processo produtivo, desde o desenvolvimento de novos produtos, até processos e embalagens, procurando surpreender e atender aos anseios e às solicitações do varejista e do consumidor final. Então, a gente entende a importância da inovação como uma componente no nosso portfólio de produtos, processos, de embalagens e apresentações.”

 

Cícero descreve que a primeira grande inovação da Tirolez foi em 1990, quando a empresa entrou no segmento de queijos especiais. Até então, a Tirolez produzia apenas três tipos de queijos, que eram: prato, mussarela e minas frescal. “Naquela época, pouquíssimas empresas produziam esse tipo de queijo. Fizemos o lançamento da nossa linha de queijos especiais na Feira Nacional do Queijo, a Fenaqueijo, promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq) e foi um sucesso”, orgulha-se. Em 1994, a Tirolez inovou mais uma vez como a primeira indústria de laticínios a lançar a versão light para queijos.

 

Fábrica da Tirolez na cidade de Tiros (MG).

 

A categoria de cremes de queijo foi outro marco importante na história da marca. Em 2008 a Tirolez lançou a primeira linha nacional de cremes de queijo com o produto Creme de Ricota. Em 2010 a linha foi reforçada com o Creme de Queijo Minas Frescal e neste mesmo ano a Tirolez investiu em uma nova planta focada em Queijo Gorgonzola.

 

Em 2019, a empresa investiu em nova planta industrial em Tiros, na região do Alto Parnaíba (MG), no Triângulo Mineirono, local em que já abriga uma de suas principais fábricas.

 

Além disso, a fábrica que já produzia toneladas de queijos para o dia a dia e queijos especiais, ganhou a adição de uma unidade inteiramente dedicada aos queijos de capa, tecnicamente chamados de penicillium candidum ou penicilium camembertti, para oferecer ao mercado os queijos Brie e Camembert Tirolez.

 

O fundador também salienta que, nesse meio tempo, a Tirolez inovou também nas embalagens, com a versão skin pack para a linha de queijos especiais, com a posterior evolução para o sistema abre fácil.

 

UMA DAS MELHORES DO BRASIL

 

A Tirolez é reconhecida há décadas como uma das maiores empresas de laticínios do país. O objetivo da empresa, como esclarece o fundador, tem sido a produção de queijos de alta qualidade, sempre entendendo o reconhecimento do consumidor por uma categoria premium de queijos, desde os mais populares até os mais sofisticados e elaborados. “Não falamos sobre o share de mercado, mas podemos dizer que ocupamos um percentual importante e fazemos parte da vida dos consumidores em momentos diversos do dia a dia, o que cumpre a nossa missão.”

 

E LÁ FORA?

 

Do ponto de vista internacional, a Tirolez exporta para países da África, Europa e Estados Unidos. “A decisão estratégica de exportar uma parte da nossa produção ocorreu em 1999, com a exportação de queijo para o Japão. Essa decisão de ter um pé no mercado internacional também nos fez perceber que a exportação traz um ganho interno importante, pois a empresa passa a cumprir exigências do mercado externo, além daquelas que já devem ser cumpridas no Brasil. Além disso, no aspecto de endomarketing, dentro da própria indústria, notamos um apelo emocional importante, em que os queijeiros, por exemplo, se orgulham por saber que estão produzindo queijos para exportação. Assim, estimulamos a motivação do profissional”, pontua Cícero.

 

A TIROLEZ E O SEU PÚBLICO

 

Cícero também diz que a Tirolez atende a todos os públicos que primam pela boa qualidade do queijo, sejam os mais acessíveis, como o Requeijão e a Mussarela, como os queijos especiais, como Parmesão e Gorgonzola. “Além disso, oferecemos em nosso site e nas redes sociais da marca dicas sobre o universo do queijo, além de diversas receitas que atendem àqueles que buscam refeições práticas e rápidas, até as mais elaboradas e refinadas.”

 

Qualidade e tradição são principais atributos da marca (Foto: Divulgação)

 

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção.

 

DIANTE DE UMA PANDEMIA

 

“Sobre essa crise sanitária, acreditamos que, no geral, as indústrias de alimentos tiveram menos impacto em comparação com outros setores durante a pandemia. Foi o momento de ter empatia e sensibilidade com a nova realidade das pessoas e o nosso foco foi em fortalecer nossa relação a partir do compromisso em garantir o abastecimento dos nossos produtos e apoiar a sociedade com medidas para contribuir com esforços de prevenção, tratamento e apoio social durante a pandemia de Covid-19. Assim, a Tirolez destinou recursos no total de R$ 1 milhão a entidades, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Associação Obra do Berço”, comenta.

 

Durante momentos como este, o consumidor busca marcas com tradição, em que ele confia. Por isso, de acordo com Cícero, as vendas se mantêm positivas. “Para o segundo semestre, estamos retomando os lançamentos previstos, com o objetivo de ampliar a boa experiência de consumo, seja para o consumidor final seja para o food service”, complementa.

 

AS CONQUISTAS ATÉ AQUI

 

Cícero mostra que as maiores conquistas que obtiveram, seu irmão e sócio, Carlos Hegg e ele, ambos à frente da Tirolez, estão ligadas aos princípios e valores que implementaram na fundação da empresa, em 1980, e conseguiram manter até hoje. “Estou falando da aderência entre o que se fala e o que se faz, a transparência nas atitudes, o compromisso assumido. Esse último valor, inclusive, foi muito importante para nós desde o início, sobretudo com os produtores de leite. Outro valor relevante da Tirolez é fazer queijo com qualidade, bem feito, para que o consumidor se sinta satisfeito.”

 

Hoje, para os fundadores, o desafio é manter essa cultura, assim como a agilidade e o crescimento constante e sustentável, que têm sido obtidos ao longo dos anos. “Para isso, as percepções do mercado e principalmente do futuro são importantes para que seja possível tomar medidas de crescimento ao mesmo tempo em que se mitigam os riscos inerentes ao negócio. A visão de futuro é o grande desafio para dirigir o crescimento, sempre com atenção às possíveis oportunidades que podem surgir mais adiante”, finaliza.

 

Site: www.tirolez.com.br

Instagram: @tirolezqueijos

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...