Pesquisar
Close this search box.

O Cliente como valor

Cuidar do cliente é um valor ou uma obrigação?

iStock 1227369837
iStock 1227369837

 

Cuidar do cliente é um valor ou uma obrigação? Para você, o cliente é apenas uma fonte de receita imediata ou alguém com quem pretende ter relações comercias por muito tempo? Você apenas atende seu cliente ou prefere entendê-lo? Quando você vende algo para seu cliente, foca apenas na transação financeira com benefício imediato para sua empresa, ou entrega valor genuíno e verdadeiro, pensando única e exclusivamente em como surpreendê-lo?

Clientes precisam SIM vir em primeiro lugar! Mesmo que eles não tenham razão. (e as vezes não tem mesmo). Mas sempre serão clientes! Acho muito difícil (para não dizer quase impossível) que qualquer empresa do food service sobreviva hoje em dia se não tiver um plano muito bem definido, sobre como cuidar de seus clientes.

Mas isso não acontece da noite para o dia… e também não basta apenas treinar sua equipe. Pois existem ótimos profissionais no mercado com enorme capacidade para isso. Antes de mais nada, é preciso que “cuidar da experiência do cliente” seja um VALOR. Que seja o propósito da sua marca.

Negócios fecham aos montes pois muita gente ainda não entendeu que não basta apenas anotar o pedido com sorriso no rosto. É preciso acreditar que receber os clientes de forma simpática, alegre e cordial é a melhor maneira de poder fazer o dia de alguém melhor. Se você não achar pessoas para sua equipe que se sintam felizes em fazer os outros felizes de verdade, de nada adiantará treinar aquele garçom sisudo a sorrir.

Quem gosta de entender o cliente, sabe que precisa tomar conta dele desde o primeiro minuto. Sabe que recebê-lo de forma cordial, não faz parte apenas do treinamento, mas o faz, pois gosta do que faz e, se apresenta nominalmente, para dizer que ali há um profissional preparado e disposto a encantá-lo.

Quem coloca o cliente em primeiro lugar, nunca distribui cardápios de forma aleatória. Pois quem tem paixão por servir de verdade, sabe que o seu cardápio é um livro de história que pode conduzir o cliente por uma jornada extraordinária.

Nunca treine sua equipe a apenas tirar pedidos! Treine sua equipe a conhecer seus produtos. Mas conhecer de verdade mesmo! Como tudo é preparado, de onde vem cada ingrediente, como aquele prato chegou à mesa daquele jeito… quem tem o cliente em primeiro lugar como um VALOR, procura entender o cliente e vender exatamente aquilo que ele gostaria de comprar. Acredite: o cliente adora, se sente seguro e reconhece facilmente quando está sendo atendido por um profissional de verdade.

Por que presumir que todos ali já conhecem seu negócio? Por que não perguntar “já conhecem a casa?” e então conduzir ainda melhor a jornada do cliente? Pois clientes novos precisam de uma condução de jornada diferente de clientes habituais.

Entender o cliente é sobre demonstrar carinho, cuidado e atenção. Por isso, mesmo após a venda, confira. Tenha certeza que anotou aquilo que o cliente quer. Não existe drink marguerita, nem pizza margarita.

Pois é, mas não acaba aí… você ainda continua cuidando do seu cliente. Voltar pra perguntar se estava “tudo bem” depois que os clientes terminaram a refeição, lhe dá poucas chances de corrigir possíveis erros. E tudo que você não precisa, é errar com seu cliente! Volte antes, pergunte se está tudo excelente, pois apenas “bom” já não basta. Se algo estiver errado, haja a favor do cliente. Sempre! Agir a favor do cliente não pode ser estratégia comercial, precisa ser um VALOR para sua equipe!

Quem ama cuida, e quem cuida o faz o tempo todo. Função de garçom não é tirar pedido! Função de garçom é cuidar do cliente do começo ao fim. Por isso, mesa limpa e organizada sempre! Ninguém gosta de comer em mesa suja e bagunçada.

É preciso lembrar que durante a refeição, um garçom vai à mesa diversas vezes. É importante que sua equipe esteja ciente disso e preparada para encantar o cliente em TODOS os momentos! Até mesmo na hora do fechamento da conta, quando todos os itens devem ser conferidos (pelo garçom!!!) de forma rápida e eficiente, para evitar erros ou constrangimentos.

De nada adianta treinar insistentemente sua equipe se, cuidar do cliente não for realmente um VALOR para sua empresa e para sua equipe. Achou difícil? Saiba que tem muita gente por aí fazendo a lição de casa direitinho…

 

malfitani
Rodrigo Malfitani
+ posts

Formado em Hotelaria pelo SENAC-SP, Pós Graduado em Marketing de Serviços e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. É especialista em Gestão de A&B e Pessoas, com mais de 20 anos de experiência no mercado e passagem por grandes grupos como CiaTC, Ritz, Leopolldo, GJP Hotels & Resorts, Quitanda e Grupo Frutaria. Foi professor da EGG (Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) e hoje atua como Consultor e Diretor de Hospitalidade da marca Tania Bulhões.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...