A maneira de consumir coquetéis mudou durante a pandemia. Com o fechamento de bares e restaurantes, os drinks engarrafados surgiram como tendência, seja nas prateleiras de supermercados ou por sistema de delivery.
O formato tem força para seguir com a retomada do setor e, por isso, a série de webinars gratuitos BCB Shots trará o episódio “O Segredo dos Engarrafados”, para a discussão de oportunidades de negócio no dia 21 de julho, às 15h, pela plataforma Zoom.
Inscrições: https://bit.ly/3eB39Az
Carolina Oda, embaixadora do BCB São Paulo, e Marco De La Roche, diretor de educação do evento, receberão Paulo e Xan Ravelli, fundadores e CEOs do bar 50/25; e Jéssica Sanchez, bartender proprietária do Vizinho Gastrobar (RJ), e sócia/embaixadora do Bakko Craft Cocktail – coquetéis naturais disruptivos enlatados. “Eu acredito que esta é uma tendência que vai permanecer mesmo depois que a pandemia acabar, e, por isso, é uma possibilidade tanto para quem já atua no setor de bebidas, como para qualquer pessoa que queira abrir um negócio. Vamos discutir o quanto os drinks podem ir além dos bares. Afinal, a coquetelaria deve se encaixar em ocasiões diversas de consumo, mesmo sem a presença de um bartender”, explica Carolina.
Para Paulo Ravelli, que começou a sua carreira no Japão, e a esposa, Xan Ravelli, o momento exige novos caminhos como o dos coquetéis prontos para o consumo. “Aplicar novas ideias é necessário e, analisando o mercado e o que outros países estão fazendo, aproveitamos esta solução como opção que gera uma experiência única ao cliente”, diz Paulo. “Mas, é importante que profissionais entendam que, para aderirem às tendências como esta, precisam avaliar, cuidadosamente, critérios como valor de venda, concorrência, marketing, entre outros”, complementa, Xan.
Já para Jéssica Sanchez, as dificuldades do cenário atual trazem reflexões, ajudam a sair da caixa e a pensar em novos projetos. “Os profissionais devem ficar antenados a tudo o que está acontecendo para que consigam, de alguma forma, se antecipar às necessidades dos clientes. Já tínhamos, antes da pandemia, a questão de muitas pessoas não conhecerem ou não terem acesso à coquetelaria. Esta é uma oportunidade de chegar a diferentes públicos, oferecendo coquetéis de qualidade como os que são produzidos em bares”, explica.
Ainda de acordo com a profissional, informação e qualificação são chaves para a retomada, e o BCB Shots tem papel fundamental neste sentido. “O compartilhamento de conhecimento é essencial para que o setor continue vivo e para que as pessoas possam se adaptar. Com a iniciativa do BCB São Paulo, acontece uma democratização da informação. Todos conseguem encontrar o que precisam saber sobre o setor”, finaliza.
Sobre os convidados:
Paulo e Xan Ravelli:
Paulo Ravelli é bartender, e consultor de bares e restaurantes. O profissional começou a carreira no Japão, experiência que o ajudou a conquistar uma posição de destaque em grandes casas de São Paulo. Já comandou o balcão do “Mori Ohta Sushi”, “Só Shots e Caju”, bar do hotel Four Seasons, onde recebeu seu título mais recente: “Melhor Negroni de São Paulo – 2019 (Folha de São Paulo)”. No início do ano, uniu-se à Xan Ravelli, CEO e criadora de conteúdo da plataforma Soul Vaidosa. O casal é fundador e CEO do bar 50/20.
Jéssica Sanchez:
Bartender, Técnica em Nutrição, Sommeliere de Vinhos e Cachaça, e Consultora de bares e restaurantes, é proprietária do bar “Vizinho Gastrobar”, localizado na Barra da Tijuca (RJ), e sócia/embaixadora do “Bakko Craft Cocktail” – coquetéis naturais disruptivos enlatados. Ela também é professora de coquetelaria, mixologia, destilados e vinhos, e já ganhou diversos campeonatos e premiações, como “Bartender do Ano – Veja Rio – Comer e Beber” (2017/2018).
Sobre o BCB Shots:
Iniciativa do Bar Convent São Paulo, principal evento de bebidas da América Latina, o BCB Shots é uma série de webinars gratuitos direcionados para bartenders, donos e gerentes de bares, restaurantes e hotéis, com informações sobre como retomar negócios, criar oportunidades e impulsionar carreiras no cenário pós-pandemia. Os episódios são semanais, às terças-feiras, das 15h às 16h, pela plataforma de videoconferências Zoom. As vagas são limitadas e a inscrição é feita por meio de um link.
Confira na Rede Food Service o que acontece de legal no segmento.