Pesquisar
Close this search box.

Andrea Follador mostra que lugar de chef pâtissier também é no hipermercado e na sala de aula

Com 23 anos de carreira, ela atua como Chef Master Gerente em cozinha de hipermercado e dá aulas em renomadas escolas de Gastronomia

Para Follador, vida de chef de cozinha é composta por uma rotina rígida e puxada, bem diferente de como a profissão é creditada pela maioria das pessoas

 

Andrea Follador, brasileira, de 49 anos, chef de cozinha, casada e mãe de uma menina de 12 anos.

Essa é a chef Andrea Follador que, por muitos anos, mostra a todos que a cercam que lugar de chef pâtissier também é no hipermercado e na sala de aula.

 

Com 23 anos de carreira, Follador atua como Chef Master Gerente em cozinha de hipermercado e dá aulas em renomadas escolas de Gastronomia em Curitiba, no Paraná. “Hoje, sou gestora de uma cozinha num hipermercado e amo meu trabalho lá. Há 20 anos, ministro aulas na Wilton e, há 10, no Centro Europeu de Gastronomia. Também já participei de feiras, coquetéis, lançamento de livros, muitas revistas e diversos programas de TV e rádio”, se apresenta.

 

Rotina rígida e puxada

Para Follador, vida de chef de cozinha é composta por uma rotina rígida e puxada, bem diferente de como a profissão é creditada pela maioria das pessoas. “O glamour principal da Gastronomia fica por conta dos pratos e como eles chegam para o cliente final. O cuidado com todos os detalhes e procedimentos de uma cozinha exigem muito do chef e de toda sua equipe. Não é simplesmente preparar um prato. Precisa de muita organização, cuidado com os produtos, estudos constantes sobre as receitas e os ingredientes, a organização da cozinha e execução das atividades. Essa é a verdadeira rotina de um chef e eu amo viver essa loucura”, confessa.

 

A chef pâtisserie revela também que “vivo uma busca constante pelo conhecimento e o aprimoramento das técnicas que utilizo na minha cozinha. A confeitaria é uma especialidade da Gastronomia onde não existe muito improviso. Então, é preciso o domínio de todos os métodos e procedimentos dessa arte que é adoçar a vida das pessoas. Assim como em outras profissões, a demanda de trabalho de um chef é grande e é preciso conciliar essa rotina com a vida de casa e de mãe. Eu vivo a loucura de ministrar aulas e isso vai além de estar à frente da turma. É necessário um planejamento e uma organização do conteúdo e material para os alunos. Também administro a cozinha de um hipermercado que também tem uma grande demanda, já que, lá, eu cozinho e supervisiono o andamento dos preparos. Então, são muitas horas de trabalho e poucas de sono e lazer. Porém, quando fazemos aquilo que amamos, cada segundo é um momento de felicidade. É muito cansativo ter de monitorar, organizar, cotar, fazer mise en place, execução, finalização e lhe dar com diversos conflitos é desafiador, mas é muito prazeroso”, detalha.

 

 

Talento de família

Follador possui especialização concluída na Mausi Sebess Escuela de Cocina, em Buenos Aires, na Argentina, assim como também já fez cursos de aperfeiçoamento em Paris, na França, na escola L’atelier des Chefs. Porém, ela garante que todo o seu talento e interesse pela Gastronomia é coisa de família. “Desde pequena, me encantava ao ver minha vovó Cecília cozinhar. Ela fazia de tudo, empadas, bolos, queijadinha, bolachas, pamonha, curau, e eu achava aquilo mágico. Esse primeiro contato com ela na cozinha abriu um mundo em minha mente. Essa foi minha primeira escola de Gastronomia. Depois disso, me apaixonei pela área, fiz vários cursos e viajei para a França e a Argentina para me especializar”, partilha.

 

A chef complementa ainda que “para ser um bom chef confeiteiro, é preciso muito estudo e dedicação. Muitos se assustam pelos preparos com muitas etapas e detalhes, mas, com a prática, tudo flui naturalmente. No começo, até as coisas mais simples, como fazer um caramelo ou chegar ao ponto certo de um chantilly, podem nos intimidar. No entanto, com o dia a dia, conseguimos dominar essa arte e desempenhar com sucesso esses preparos”, ressalta.

 

 

Experiências marcantes

Follador se considera “uma mulher apaixonada pela vida, por viver, pelos livros e, claro, por uma boa comida. Gosto muito de ler e saber sobre as novidades da Gastronomia. Estou sempre à procura de inspirações e novos sabores. Eu me defino uma romântica apaixonada, crítica, detalhista, mas muito companheira. Leio e pesquiso muito. Acredito que o estudo é uma fonte infinita de sabedoria e inspirações. Admiro e acompanho o trabalho dos chef Chestophe Felder e Alain Ducasse”, resume.

 

 

Durante a carreira da chef pâtisserie, algumas experiências a marcaram para sempre. “O meu trabalho com a cantora Aline Barros foi uma experiência maravilhosa. Os bolos que produzi para programas da TV Record, onde participei de um desafio culinário com Vanessa Jackson. Outra emoção é ver a Beca Milano, que foi minha aluna, fazendo o sucesso na televisão”, pontua.

 

Nova paixão

Além de gerenciar uma cozinha de hipermercado e dar aulas, Follador também produz e vende macarons, “que são uma outra paixão. Amo o colorido deles. Meu projeto no momento é ter uma ampla cozinha industrial para me divertir muito, criar e gravar muitas receitas. Não tenho sócios, mas tenho uma assessora que cuida de tudo para mim, vendas, contatos, negociações, etc,” revela.

 

A chef divide ainda que “a arte dos macarons é, hoje, minha maior paixão e fonte de inspiração. Conheci esse doce quando estive na França e me apaixonei pela sua delicadeza, cores e sabores do bolo granulado”, afirma.

 

Na Rede Food Service é assim! Os bastidores da Vida de Chef são lhe contados a partir de histórias reais!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...