Pesquisar
Close this search box.

Princípios práticos da Liderança com simplicidade

A simplicidade será cada vez mais importante para todas as coisas da vida

iStock 1190572650 1 e1593526831989
iStock 1190572650 1 e1593526831989

 

A pandemia mundial do corona vírus ocorrida agora no primeiro semestre de 2020, gerou um cenário de alta incerteza em praticamente todos os setores da economia. Desta forma gerando um forte impacto na tomada de decisão das lideranças organizacionais, que se tornou mais complexa, isso tanto para os desafios presentes da crise pandêmica, como para os vindouros no mundo pós covid-19.

 

Entretanto, a incerteza no atual ambiente de negócios ao mesmo tempo que se configura como uma ameaça para a sobrevivência de uma empresa, também, poderá ser encarada como uma chance de renovação e oportunidades de crescimento. Dentro desse assunto, lembro que diferentes abordagens sobre o termo “incerteza” proliferam nos diversos campos do conhecimento científico como a filosofia, a comunicação, a biologia e até na informática.

 

Para a gestão de empresas, as lideranças organizacionais devem ser preparadas para enfrentar as ameaças oriundas das incertezas, mas, sobretudo, serem capazes de aproveitar as oportunidades das diferentes situações que ocorram.

 

Assim, para o novo papel da liderança organizacional, um aspecto será proeminente, ter a competência da construção de significados para as equipes. Dando exemplo, isso se refere a definir, comunicar e motivar perante os objetivos, metas os vários trabalhos, processos e atividades do dia a dia nas empresas de uma forma mais direta e simples, porém gerando entusiasmo e confiança.

 

A construção de significados pela liderança nos momentos difíceis é um conceito de certa forma presente nos livros do conhecido autor mundial Yuval Harari. Ele coloca que isso é um forte elemento agregador ao longo da história da humanidade em momentos difíceis, despertar a força e a união por meio da crença coletiva. Desta forma, a capacidade de dar significado aos pensamentos e ações tem permitido ao homem ao longo do tempo muitas realizações.

 

Dentro disso, enfatizo que nesses tempos de crises e tão difíceis que a simplicidade será cada vez mais importante para todas as coisas da vida! E as grandes linhas filosóficas do mundo já ensinam sobre isso com base no Amor, na Paz e no Equilíbrio há muito tempo.

 

Daí teremos condição de liderar a nossa vida e buscar nossos objetivos, tanto, nas áreas pessoais, profissionais, familiar, entre outras da nossa vida e junto as diferentes pessoas que nos cercam.

 

Assim, a Liderança que queira atuar com princípios práticos da simplicidade deve estabelecer claramente o que ela precisa e quer buscar. E na gestão isto se reflete principalmente sobre os seguintes pontos:

 

-Faça na organização o necessário e não as suas vontades e desejos;

 

-Determine as prioridades, coloque-as ao longo de um calendário planejando-as;

 

-Pense nos pontos fortes e fracos da organização, os seus e os das pessoas da equipe; nunca somos bons em tudo. Quando conhecemos nossas fortalezas podemos expandi-las e minimizar ou melhorar os pontos fracos que temos.

 

-Converse com as pessoas (principalmente a equipe dos colaboradores) sobre como você quer e precisa que os trabalhos e as atividades, em geral, sejam realizados. Para isso, sempre se atente para a sua voz, postura e comportamento no processo de comunicação.

 

Em geral, a sua empresa vai sobreviver, crescer e prosperar na medida que os líderes buscarem o autoconhecimento e melhorarem como seres humanos, pois melhorarão a si mesmo, a sua organização e principalmente as pessoas que estiverem juntas.

 

Para alcançar o sucesso na liderança, seja ela em toda e qualquer área da vida, ainda mais nos momentos mais difíceis, o esforço pessoal e a inteligência são as grandes bases para isso: tenha fé e coragem sempre! Também não esqueça nunca de seus aprendizados e competências adquiridas ao longo da vida.

 

 

Prof. Dr. Rogério Stival Morgado

Graduado, mestre e doutor pela USP; Professor universitário de extensão, graduação e pós-graduação.Desenvolve assessoria de gestão e treinamentos em diversas empresas.

E-mail para contato: [email protected]

 

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...