in

6 dicas para aumentar a sustentabilidade na cozinha

Conceito de sustentabilidade ganhará muita força no Food Service em pouco tempo

Planejamento de compras e preparo, assim como a escolha dos fornecedores e os tipos de equipamentos utilizados na cozinha são fundamentais quando o tema é Sustentabilidade (Foto: Getty Images)

 

O assunto sustentabilidade vem ganhando evidência e importânica na indústria há alguns anos em decorrência da evolução do entendimento do consumidor com relação ao tema e de movimentos globais envolvendo iniciativas públicas e privadas.

Com a familiarização do conceito e o ganho de importância na escala de valores das pessoas, o Food Service passou a ter que se movimentar para atender as expectativas de seus clientes.

Este movimento definitivamente ganhou força e novo entendimento no Food Service com a Pandemia.

Questões importantes como o alto nível de desperdício, o aproveitamento de alimentos, a qualidade dos suprimentos no que se refere a sua origem e outros conceitos como a colaboração entre fornecedores e o varejo e o propósito das iniciativas, passaram a ser vistos e considerados de forma diferente.

A Rational, em parceria exclusiva com a Rede Food Service, separou 6 dicas importantes para quem quer começar a trabalhar sustentabilidade de forma efetiva no seu negócio.

 

  1. Faça compras e preparos planejados.

Planejar cuidadosamente as compras de insumos e o preparo de produtos, evita gastos desnecessários e desperdício de alimentos. Para aqueles que entendem o valor da tecnologia, já existem softwares de gestão que armazenam informações sobre quais pratos foram preparados, com que frequência, quantidades e em que momento a comida foi solicitada. Esses dados de consumo permitem um planejamento muito mais preciso.

 

  1. Compre de produtores locais.

O meio ambiente pode ser considerado mesmo na fase de compras. Os produtos regionais têm rotas de transporte mais curtas, ajudam a reduzir o volume de tráfego e reduzem diretamente as emissões de CO2.

 

  1. Compre pescados com selo de qualidade.

Ao comprar peixe, o selo de qualidade atesta sua origem. As organizações ambientais recomendam onde o peixe deve ser comprado para proteger as espécies ameaçadas de pesca excessiva. O peixe local de fazendas de peixes é popular entre os clientes, e mudar para isso no menu ajudará a proteger as espécies ameaçadas.

 

  1. Utilize processos de controle e prevenção de desperdício.

Controlar e analisar o desperdício de alimentos e produtos prontos ajudará a identificar onde estão as oportunidades de redução de desperdício em todo o processo, desde a compra até a definição do porcionamento ideal para o cliente. O controle e análise mostrarão qual prato ou etapa de trabalho acaba na lixeira e como as atividades podem ser priorizadas para evitar que isso ocorra.

 

  1. Economize energia.

Uma análise minuciosa do uso de energia na cozinha abre possibilidades para economizar eletricidade. Se os equipamentos forem desligados quando não estiverem em uso, isso por si só contribuirá para economizar recursos. Analisar a tecnologia usada na cozinha também é um passo importante. Equipamentos tradicionais, especialmente quando são mais antigos, basculantes e fritadeiras consomem muita eletricidade. Equipamentos multifuncionais modernos, como o SelfCookingCenter ou o VarioCookingCenter da Rational, preparam os alimentos muito mais rapidamente e têm um balanço energético muito mais eficiente.

 

  1. Reduza o consumo de água.

A água pode ser economizada reparando rapidamente as torneiras ou vazando cisternas. Equipamentos modernos também podem ajudar. No VarioCookingCenter da Rational, a água da massa pode ser reutilizada até 3 vezes, pois o Autolift eleva a massa da cesta para fora da água e, portanto, a água da massa não precisa ser descartada e recarregada. Isso economiza mais custos de energia, pois a água não precisa voltar à temperatura de fervura.

 

 

Contato:

RATIONAL Brasil

Vivian Oliveira

National Marketing Executive

Tel. +55 11 3372-3009

[email protected]

rational-online.com

Facebook http://facebook.com/RATIONAL.AG

Twitter    http://twitter.com/RATIONAL_AG

YouTube http://www.youtube.com/User/RATIONALAG

Escrito por #molongui-disabled-link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Pesquisa aponta que arroz e feijão encareceram durante a pandemia de Covid-19

Mônica de Castro é a prova de que a docência também faz parte da vida de chef