Pesquisar
Close this search box.

Estudo revela que 88,4% dos brasileiros têm planos de diminuir a compra por impulso em tempos de pandemia

Pesquisa foi realizada por meio de parceria entre as empresas Hibou e Indico e conta com a participação de mais de 3 mil pessoas

Uma pesquisa realizada por meio de parceria entre a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, e a plataforma de dados Indico, revelou que 88,4% dos brasileiros têm planos de diminuir a compra por impulso em tempos de pandemia de Covid-19 como os atuais. O estudo contou com a participação de mais de 3 mil pessoas e foi feito entre os dias 17 e 18 de abril.

 

O levantamento aponta também que mais da metade dos brasileiros, 53,7%, têm evitado qualquer tipo de compras desnecessárias, enquanto 34,7% têm medido melhor a necessidade de uma compra. Além disso, foi constatado que uma minoria, (5,6%), está apenas aguardando para retomar seus hábitos de compra e, para outros 6,2%, nada mudou.

 

Já no período pós-pandemia, 88,4% dos brasileiros pretendem comprar menos por impulso, pensando mais no que irão gastar. Isso vale também para marcas famosas e preferidas dos consumidores, pois 72,2% dos entrevistados afirmaram que estão menos dispostos a pagarem mais caro por um produto só por ser de uma marca famosa que gostam.

 

Ligia Mello, responsável pela pesquisa e fundadora da Hibou, explica que “enquanto é normal que a maioria da população tenha freado as aquisições dado não só o momento, mas as incertezas de como o mercado brasileiro lidará com a retomada, o interessante é que um terço dos consumidores está envolvido em criar novos critérios de compras e próprios de decisão, aprendendo, por exemplo, a lidar com a espera. Quanto mais longo for o isolamento social, mais a gratificação imediata deverá ser considerada por profissionais de consumer experience e jornada de compra que façam uso de antecipação (hype), raridade e imediatismo”, ressalta.

 

Impactos financeiros

A mesma pesquisa levantou ainda que os impactos financeiros da quarentena já estão sendo sentidos pelos brasileiros, já que 64,8% dos entrevistados afirmaram que tiveram perdas em seus ganhos financeiros. Outros 32,5% garantiram que continuam com os mesmos ganhos e 2,7% disseram que os impactos desse novo momento estão sendo muito positivos.

 

Quer ter mais informação sobre pesquisas relacionadas aos impactos da pandemia de Covid-19? Então, diariamente, acesse a Rede Food Service.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...