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Delivery em tempos de corona

A crise atual pelo que o Food Service está passando, diferente das outras que o setor já viveu, é uma crise sistêmica, sem previsão de término, sem solução definitiva aparente e sem precedentes.

Os restaurantes tiveram que fechar suas operações e o Delivery passou a ser a única alternativa para amenizar parte das despesas fixas que estão relacionadas ao negócio.

No entanto, apesar de parecer, o Delivery não é apenas um tipo de serviço. É um modelo de negócio, com estratégia e premissas especificas.

Seguem informações importantes para quem deseja potencializar a operação de Delivery e garantir sua rentabilidade.

QUAIS OS PONTOS CHAVE PARA O CLIENTE DO DELIVERY?

-Segurança com relação a higiene e segurança dos alimentos (passou a ser o principal ponto de atenção)

-Facilidade para realizar o pedido

-Cumprimento do tempo prometido

-Assertividade do pedido (não conter erros com relação a sabores, tamanhos, quantidades e solicitações especiais)

-Qualidade do produto (o que é quente deve estar quente, o que é frio deve estar frio)

 

SUGESTÃO DE COMPOSIÇÃO DO CARDÁPIO

-5 produtos na categoria principal (priorize os pratos e produtos mais vendidos,  produtos tipicos da casa e produtos que atendam bem os horários do almoço e do jantar)

-3 produtos para públicos específicos (1 para criança, 1 para vegetarianos, 1 produto com conceito fit ou light)

-Até 3 entradas (no máximo)

-De 2 a 3 sobremesas

-1 refrigerante de cola tradicional e 1 zero, 1 guaraná tradicional e 1 zero, 2 tipos de suco

 

QUAL A IMPORTÂNCIA EM TER O CARDAPIO REDUZIDO NESTE MOMENTO?

PARA O CLIENTE:

-Facilidade de escolha por parte do cliente

-Melhor experiência nas plataformas digitais (sites e aplicativos)

-Memorização dos produtos e ofertas com aumento da chance de retorno

 

PARA O RESTAURANTE:

-Facilitação dos processos de controle, planejamento, compras, recebimento e pagamento de fornecedores

-Redução do capital (R$) alocado em estoque

-Centralização da relação com fornecedores com ganho de relevância comercial

-Redução da demanda de mão de obra

-Redução do uso de utilidades (luz, água e gás) e de produtos de limpeza

-Redução da complexidade de pré preparação

-Rapidez de preparo de pratos

-Facilitação no processo de separação, conferência e despacho de pedidos

-Redução da complexidade de combinações diminuindo a chance de erros

 

OPORTUNIDADES DE PRODUTOS EM DECORRÊNCIA DO MOMENTO:

-Produtos para crianças

-Produtos adicionais (sorvetes, café em cápsula, sucos naturais prontos, sobremesas de valor agregado)

-Produtos para preparo em casa

-Produtos e embalagens que permitam congelamento

 

PONTOS CHAVE PARA VISIBILIDADE NO MARKET PLACE:

-Praticar taxa de entrega grátis (se possível) ou pelo menos gradativa, variando de valor conforme a distância da entrega

-Enquadramento do estabelecimento nas categorias de maior procura

-Descontos expressivos em categorias complementares como entradas e sobremesas e em pelo menos um dos pratos principais

-Acompanhamento das notas de avaliação e retorno aos clientes que avaliaram mal

 

AÇÕES PARA GERAR RECORRÊNCIA E AGREGAR VALOR A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES

-Promoções sem distinção de dias da semana (com o confinamento todos os dias tem o mesmo potencial de consumo)

-Refeições especiais para grupos

-Bebidas com preço médio baixo

-Material com dicas de consumo e orientações de reaquecimento

-Carta de agradecimento assinada pelo dono do restaurante, membros da equipe ou chef de cozinha

-Brindes ou agrados para as crianças

 

PONTOS CHAVE DE MARKETING

-Comunicar providências e garantias relacionadas à segurança e higiene dos alimentos

-Identificar possibilidades de ações promocionais com fornecedores e parceiros atuais

-Usar as redes sociais para comunicar o Delivery e o que é relevante e não apenas imagens de produtos

-Aplicar links dos Market places na Bio das redes sociais

-Priorizar a comunicação do delivery no site do restaurante

-Colocar imagem de pessoas na comunicação

-Adotar discurso pessoal e dirigido ao cliente

-Vouchers ou vales promocionais para as próximas compras

Escrito por https://redefoodservice.com.br/author/zani/

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