Delivery em tempos de corona

artigo020
artigo020

A crise atual pelo que o Food Service está passando, diferente das outras que o setor já viveu, é uma crise sistêmica, sem previsão de término, sem solução definitiva aparente e sem precedentes.

Os restaurantes tiveram que fechar suas operações e o Delivery passou a ser a única alternativa para amenizar parte das despesas fixas que estão relacionadas ao negócio.

No entanto, apesar de parecer, o Delivery não é apenas um tipo de serviço. É um modelo de negócio, com estratégia e premissas especificas.

Seguem informações importantes para quem deseja potencializar a operação de Delivery e garantir sua rentabilidade.

QUAIS OS PONTOS CHAVE PARA O CLIENTE DO DELIVERY?

-Segurança com relação a higiene e segurança dos alimentos (passou a ser o principal ponto de atenção)

-Facilidade para realizar o pedido

-Cumprimento do tempo prometido

-Assertividade do pedido (não conter erros com relação a sabores, tamanhos, quantidades e solicitações especiais)

-Qualidade do produto (o que é quente deve estar quente, o que é frio deve estar frio)

 

SUGESTÃO DE COMPOSIÇÃO DO CARDÁPIO

-5 produtos na categoria principal (priorize os pratos e produtos mais vendidos,  produtos tipicos da casa e produtos que atendam bem os horários do almoço e do jantar)

-3 produtos para públicos específicos (1 para criança, 1 para vegetarianos, 1 produto com conceito fit ou light)

-Até 3 entradas (no máximo)

-De 2 a 3 sobremesas

-1 refrigerante de cola tradicional e 1 zero, 1 guaraná tradicional e 1 zero, 2 tipos de suco

 

QUAL A IMPORTÂNCIA EM TER O CARDAPIO REDUZIDO NESTE MOMENTO?

PARA O CLIENTE:

-Facilidade de escolha por parte do cliente

-Melhor experiência nas plataformas digitais (sites e aplicativos)

-Memorização dos produtos e ofertas com aumento da chance de retorno

 

PARA O RESTAURANTE:

-Facilitação dos processos de controle, planejamento, compras, recebimento e pagamento de fornecedores

-Redução do capital (R$) alocado em estoque

-Centralização da relação com fornecedores com ganho de relevância comercial

-Redução da demanda de mão de obra

-Redução do uso de utilidades (luz, água e gás) e de produtos de limpeza

-Redução da complexidade de pré preparação

-Rapidez de preparo de pratos

-Facilitação no processo de separação, conferência e despacho de pedidos

-Redução da complexidade de combinações diminuindo a chance de erros

 

OPORTUNIDADES DE PRODUTOS EM DECORRÊNCIA DO MOMENTO:

-Produtos para crianças

-Produtos adicionais (sorvetes, café em cápsula, sucos naturais prontos, sobremesas de valor agregado)

-Produtos para preparo em casa

-Produtos e embalagens que permitam congelamento

 

PONTOS CHAVE PARA VISIBILIDADE NO MARKET PLACE:

-Praticar taxa de entrega grátis (se possível) ou pelo menos gradativa, variando de valor conforme a distância da entrega

-Enquadramento do estabelecimento nas categorias de maior procura

-Descontos expressivos em categorias complementares como entradas e sobremesas e em pelo menos um dos pratos principais

-Acompanhamento das notas de avaliação e retorno aos clientes que avaliaram mal

 

AÇÕES PARA GERAR RECORRÊNCIA E AGREGAR VALOR A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES

-Promoções sem distinção de dias da semana (com o confinamento todos os dias tem o mesmo potencial de consumo)

-Refeições especiais para grupos

-Bebidas com preço médio baixo

-Material com dicas de consumo e orientações de reaquecimento

-Carta de agradecimento assinada pelo dono do restaurante, membros da equipe ou chef de cozinha

-Brindes ou agrados para as crianças

 

PONTOS CHAVE DE MARKETING

-Comunicar providências e garantias relacionadas à segurança e higiene dos alimentos

-Identificar possibilidades de ações promocionais com fornecedores e parceiros atuais

-Usar as redes sociais para comunicar o Delivery e o que é relevante e não apenas imagens de produtos

-Aplicar links dos Market places na Bio das redes sociais

-Priorizar a comunicação do delivery no site do restaurante

-Colocar imagem de pessoas na comunicação

-Adotar discurso pessoal e dirigido ao cliente

-Vouchers ou vales promocionais para as próximas compras

rfs zani
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.