A crise atual pelo que o Food Service está passando, diferente das outras que o setor já viveu, é uma crise sistêmica, sem previsão de término, sem solução definitiva aparente e sem precedentes.
Os restaurantes tiveram que fechar suas operações e o Delivery passou a ser a única alternativa para amenizar parte das despesas fixas que estão relacionadas ao negócio.
No entanto, apesar de parecer, o Delivery não é apenas um tipo de serviço. É um modelo de negócio, com estratégia e premissas especificas.
Seguem informações importantes para quem deseja potencializar a operação de Delivery e garantir sua rentabilidade.
QUAIS OS PONTOS CHAVE PARA O CLIENTE DO DELIVERY?
-Segurança com relação a higiene e segurança dos alimentos (passou a ser o principal ponto de atenção)
-Facilidade para realizar o pedido
-Cumprimento do tempo prometido
-Assertividade do pedido (não conter erros com relação a sabores, tamanhos, quantidades e solicitações especiais)
-Qualidade do produto (o que é quente deve estar quente, o que é frio deve estar frio)
SUGESTÃO DE COMPOSIÇÃO DO CARDÁPIO
-5 produtos na categoria principal (priorize os pratos e produtos mais vendidos, produtos tipicos da casa e produtos que atendam bem os horários do almoço e do jantar)
-3 produtos para públicos específicos (1 para criança, 1 para vegetarianos, 1 produto com conceito fit ou light)
-Até 3 entradas (no máximo)
-De 2 a 3 sobremesas
-1 refrigerante de cola tradicional e 1 zero, 1 guaraná tradicional e 1 zero, 2 tipos de suco
QUAL A IMPORTÂNCIA EM TER O CARDAPIO REDUZIDO NESTE MOMENTO?
PARA O CLIENTE:
-Facilidade de escolha por parte do cliente
-Melhor experiência nas plataformas digitais (sites e aplicativos)
-Memorização dos produtos e ofertas com aumento da chance de retorno
PARA O RESTAURANTE:
-Facilitação dos processos de controle, planejamento, compras, recebimento e pagamento de fornecedores
-Redução do capital (R$) alocado em estoque
-Centralização da relação com fornecedores com ganho de relevância comercial
-Redução da demanda de mão de obra
-Redução do uso de utilidades (luz, água e gás) e de produtos de limpeza
-Redução da complexidade de pré preparação
-Rapidez de preparo de pratos
-Facilitação no processo de separação, conferência e despacho de pedidos
-Redução da complexidade de combinações diminuindo a chance de erros
OPORTUNIDADES DE PRODUTOS EM DECORRÊNCIA DO MOMENTO:
-Produtos para crianças
-Produtos adicionais (sorvetes, café em cápsula, sucos naturais prontos, sobremesas de valor agregado)
-Produtos para preparo em casa
-Produtos e embalagens que permitam congelamento
PONTOS CHAVE PARA VISIBILIDADE NO MARKET PLACE:
-Praticar taxa de entrega grátis (se possível) ou pelo menos gradativa, variando de valor conforme a distância da entrega
-Enquadramento do estabelecimento nas categorias de maior procura
-Descontos expressivos em categorias complementares como entradas e sobremesas e em pelo menos um dos pratos principais
-Acompanhamento das notas de avaliação e retorno aos clientes que avaliaram mal
AÇÕES PARA GERAR RECORRÊNCIA E AGREGAR VALOR A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES
-Promoções sem distinção de dias da semana (com o confinamento todos os dias tem o mesmo potencial de consumo)
-Refeições especiais para grupos
-Bebidas com preço médio baixo
-Material com dicas de consumo e orientações de reaquecimento
-Carta de agradecimento assinada pelo dono do restaurante, membros da equipe ou chef de cozinha
-Brindes ou agrados para as crianças
PONTOS CHAVE DE MARKETING
-Comunicar providências e garantias relacionadas à segurança e higiene dos alimentos
-Identificar possibilidades de ações promocionais com fornecedores e parceiros atuais
-Usar as redes sociais para comunicar o Delivery e o que é relevante e não apenas imagens de produtos
-Aplicar links dos Market places na Bio das redes sociais
-Priorizar a comunicação do delivery no site do restaurante
-Colocar imagem de pessoas na comunicação
-Adotar discurso pessoal e dirigido ao cliente
-Vouchers ou vales promocionais para as próximas compras