Pesquisar
Close this search box.

Cuidados especiais no restaurante em tempo de corona

artigo022
artigo022

Boa parte dos restaurantes e estabelecimentos de serviço de alimentação estão funcionando apenas pelo canal de entrega em domicílio e retirada para viagem.

Mesmo sem funcionar no modelo tradicional e sem a presença de clientes, alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança da equipe e das pessoas que acessam o estabelecimento como entregadores, fornecedores e prestadores de serviços.

A ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) publicou uma cartilha com os principais cuidados que o dono do estabelecimento e sua equipe devem ter.

O site do Ministério da Saúde também disponibiliza conteúdo específico sobre o tema e informações muito importantes a respeito.

A Rede Food Service preparou uma lista para você com medidas indicadas pelos órgãos do setor e especialistas do segmento.

1-INFORMAÇÃO: mantenha-se bem informado sobre o cenário, medidas preventivas e corretivas, medidas e providências do governo, ajustes na legislação, benefícios, etc. A qualidade da informação é fundamental para as tomadas mais corretas de decisão neste momento.

2-COMUNICAÇÃO: garanta que seus funcionários estejam bem informados e esclareça todas as dúvidas que surgirem a respeito do assunto. Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene em todas as dependências do restaurante e não apenas na cozinha.

2-PREVENÇÃO: informe a equipe sobre a importância de seguirem a orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras e luvas fora do estabelecimento e no percurso de deslocamento de casa para o trabalho.

As associações estão destacando a importância da vacinação contra a gripe comum pois, apesar de não combater o covid-19, diminui o número de casos de gripe e ajuda a desafogar o sistema de saúde.

3-HIGIENE: adote procedimentos rígidos de manutenção de limpeza e higienização frequente das mãos. Garanta o abastecimento de sabão, papel toalha e Álcool Gel 70%. Higienize pratos, copos, talheres e utensílios com cuidado e da maneira correta. O funcionário encarregado de manipular itens sujos deve usar luvas. Os funcionários devem lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos.

 

4-RECEBIMENTO DE MERCADORIAS: garanta que as pessoas que acessam o estabelecimento estejam seguindo as medidas preventivas corretas. Disponibilize Álcool Gel 70% e luvas nas áreas de recebimento de mercadorias. Descarte as embalagens desnecessárias e evite deixá-las em local de passagem ou expostas. Lave e Higienize os produtos recebidos de maneira adequada.

 

5- AMBIENTE: procure manter os ambientes do restaurante bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos e manutenção em dia. Tire das áreas de trabalho objetos, utensílios e equipamentos que não esteja utilizando. Adote rotina de limpeza de pisos e paredes de forma a garantir a higienização do local.

 

6-DELIVERY: Manuseie embalagens e produtos com luva. Prepare os pedidos para a retirada do entregador já acondicionados em sacolas fechadas. Utilize lacre de segurança nas embalagens principais. Comunique aos clientes as medidas de segurança que está tomando no estabelecimento. Use as redes sociais e site do restaurante para dar tranquilidade aos clientes com relação a segurança e higiene do estabelecimento.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...

Boticario

O Boticário apresenta prato exclusivo por tempo limitado no cardápio do renomado restaurante do Chef André Mifano

Desenvolvido a partir da inspiração nas fragrâncias com olfativos de vegetais recém-lançadas pela marca Privée, o prato ficará disponível no cardápio do restaurante Donna até 19/04

  O Boticário e o renomado André Mifano, chef do prestigiado restaurante Donna, anunciam uma parceria inovadora que une os universos da perfumaria e gastronomia.

Leia mais »