Pesquisar
Close this search box.

Junta e Bate

AdobeStock 162092477 scaled 1
AdobeStock 162092477 scaled 1

O liquidificador como parceiro ideal para pessoas que não têm tempo de cozinhar.

A correria do dia a dia atinge praticamente todas as áreas da vida de uma pessoa. A busca por praticidade em resolver e solucionar situações e problemas é incessante quando o assunto é otimização do tempo. A alimentação não foge à regra e tem se tornado um desafio na rotina das pessoas, principalmente nos grandes centros. Apesar das facilidades oferecidas com serviços de entrega e alimentos prontos, a refeição preparada em casa continua sendo a melhor opção quando o assunto é qualidade, convivência e satisfação. Por este motivo trouxemos neste texto opções de comidas simples e rápidas de serem preparadas para compor um cardápio prático com pratos que levam poucos ingredientes e utilizam o mais famoso dos eletrodomésticos. A ideia é quebrar a máxima de que cozinhar em casa dá trabalho e mostrar que as atividades de comprar, transportar, cozinhar e lavar louças podem ser muito menos penosas com algumas boas receitas e um liquidificador.

Aline Welinsky, redatora, ilustradora e desenhista, elencou no site Plata o Plomo, algumas receitas ideais para pessoas que têm pouco tempo ou “preguiça” de cozinhar. A rotina da Aline combina muito bem com as dicas que ela dá e com a de muitas das pessoas que estão lendo este texto. 

Separe o seu Liquidificador e bom apetite!

Massa de torta coringa (recheie com o que tiver na geladeira)

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 180°C (se seu forno for “fraco”, pode ser 200°C). Bata tudo no liquidificador, menos o fermento, e bata até obter uma massa lisinha. Unte uma forma com manteiga ou azeite e um pouco de farinha, despeje metade da massa na forma, recheie e despeje a outra metade por cima. Asse por uns 30 ou 40 minutos, até a massa ficar firme (não balançar quando você bate no forno).

Aline conta que essa é uma massa ótima porque você pode rechear com absolutamente qualquer coisa que tiver sobrando na geladeira: legumes picados, palmito, salsicha, carne moída, frango desfiado… “Eu já fiz com legumes, tomate, cebola e pimentão cortados em cubinhos mais uma lata de milho (sem a água, claro). Ficou uma delícia!”

Massa de pizza de liquidificador

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata bem no liquidificador o ovo, o leite, a manteiga/margarina e o sal. Adicione a farinha aos poucos e, quando a massa estiver bem homogênea, desligue e acrescente o fermento. Bata delicadamente para ele incorporar à massa ou mexa com uma colher. Unte uma forma de pizza com manteiga e farinha, despeje a massa e espalhe com uma colher para que fique distribuída por igual. Asse por cerca de 10 minutos, retire, coloque o recheio que preferir e volte ao forno para dourar.

Dica da Aline: coloque um pouco de molho de tomate sob o recheio (independente de qual seja), a pizza fica mais gostosa. Se quiser cobrir o recheio com mais uma camada de queijo mussarela fica excelente também.

Pratos doces:

Panquecas americanas

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha
1/2 xícara (chá) de leite
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

Panquecas americanas? Sim! Não é uma receita muito comum no Brasil, mas é muito fácil. No liquidificador, bata primeiro o leite, o ovo, o sal, o açúcar, o óleo e a baunilha (se for usar). Depois, vá adicionando a farinha aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, acrescente o fermento e bata delicadamente.

De acordo com Aline, assar as panquecas é ainda mais fácil. Despeje uma concha pequena da massa numa frigideira antiaderente (já aquecida a fogo médio, sem azeite, manteiga, nada) e espere até formar bolhas na superfície. Quando as bolhinhas aparecerem, vire a panqueca do outro lado e espere alguns segundos até dourar o outro lado.

Aline também sugere comer com Nutella, doce de leite, manteiga, geleia, enfim, o que quiser. Sinceramente, diz ela, nos dias de mais preguiça, já comeu até com requeijão – aí ela não colocou a baunilha, para harmonizar melhor com o salgado.

Bolo de chocolate de micro-ondas fácil

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha
1 xácara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 230°C. Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e o chocolate – se quiser um bolo mais doce ou se não tiver o chocolate em pó, Aline recomenda usar achocolatado que, de acordo com ela, não vai estragar o bolo. Acrescente a farinha aos poucos e, por último, o fermento, misturando delicadamente. Despeje a massa numa forma untada com manteiga/margarina e farinha. Asse por cerca de 30 minutos (após 30min, abra e enfie um palito na massa, o bolo está pronto se o palito sair sequinho).

Não precisa colocar cobertura se não quiser, mas também pode cobrir com Nutella, brigadeiro, doce de leite… o que tiver mais fácil por aí!

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...